Diretor de sindicato da UFFS critica expansão mal planejada SVG: calendario Publicada em 26/02/15 11h32m
SVG: atualizacao Atualizada em 26/02/15 11h37m
SVG: views 3239 Visualizações

Federal da Fronteira Sul sofre com a precarização, relata dirigente do Sinduffs

Alt da imagem
Leonardo Santos, diretor do sindicato docente da UFFS

E se a situação está difícil para as universidades de grande porte, que estão começando a sofrer na pele o ajuste fiscal do governo, o que se pode dizer das instituições mais recentes, que resultaram da expansão aligeirada. “Vivemos uma sobrecarga intensa de trabalho devido à insuficiência de concursos para novos docentes. Sofremos o efeito de uma expansão mal planejada”, relata o diretor da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul (Sinduffs), Leonardo Santos, que está em Brasília, participando do 34º Congresso do ANDES-SN.

A UFFS é resultado de uma inovação em termos de universidade, que é a multicampia. A instituição está sediada em cidades de três estados do sul do Brasil: Chapecó-SC (lotação do professor Leonardo Santos), Passo Fundo, Erechim e Carro Largo- RS, e Realeza e Laranjeiras do Sul, ambas no Paraná. Contudo, é justamente essa característica multicampi que também tem causado dificuldades em o governo suprir todas as demandas da instituição.

A sobrecarga de trabalho é apenas um dos problemas enfrentados, mas que afeta diretamente a qualidade das aulas, já que os docentes, para dar conta da demanda de alunos, acabam por ter que atender um número grande de disciplinas. Mas há ainda outros obstáculos, como por exemplo, a falta de laboratórios próprios.

Santos aguarda com grande expectativa o processo em curso na UFFS, que é a primeira eleição do reitor de forma direta pela comunidade universitária. Até então, o dirigente da instituição era nomeado pelo Ministério da Educação. Para o diretor do Sinduffs, esse novo panorama pode aperfeiçoar o diálogo interno.

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: Bruna Homrich

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

ANDES-SN divulga a Carta de Brasília

SVG: calendario 09/03/2015
SVG: tag 34 Congresso
Documento sintetiza deliberações do 34º Congresso

Federal de Tocantins adere à Ebserh sem discussão

SVG: calendario 05/03/2015
SVG: tag 34 Congresso
Decisão da reitoria da UFT não passou pelo Conselho Universitário

Seminário da Comissão da Verdade do ANDES-SN já tem data e local

SVG: calendario 02/03/2015
SVG: tag 34 Congresso
Evento acontecerá nos dias 31 de março e 1º de abril, em Porto Alegre (RS)
Veja todas as notícias