MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

13/08/2015   13/08/2015 16h35m   | A+ A- |   2855 visualizações

Cerca de 200 docentes participam da abertura do 60º Conad

Evento teve início nesta quinta, 13, e segue até o domingo, 16, em Vitória (ES)

Grupo de congo São Sebastião do Taquaruçu faz abertura cultural do 60º Conad
Grupo de congo São Sebastião do Taquaruçu faz abertura cultural do 60º Conad

O 60º Conad do ANDES-SN teve início nesta quinta-feira, 13, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Para saudar os docentes que vieram até a capital capixaba, o grupo de congo São Sebastião de Taquaruçu apresentou músicas e danças que ilustram um pouco da cultura regional. Do Auditório Manuel Vereza, a brasilidade tomou conta. Até então, são 48 seção sindicais, 47 delegados, 70 observadores, 33 diretores nacionais e 1 convidado.

 Logo após a apresentação, formou-se a mesa de abertura, da qual participaram a diretoria nacional do ANDES-SN, a diretoria da ADUFES (Seção Sindical dos docentes da UFES) e diversas outras entidades que prestaram sua solidariedade às lutas da categoria. Paulo Barela, membro da diretoria nacional da CSP-Conlutas, antecipa que, para setembro, a entidade está construindo, em conjunto com outros setores do movimento sindical e popular, uma grande mobilização. O objetivo, diz o dirigente, é apresentar uma terceira via de luta, independente do governo e da direita.

“Tem se tentado resolver a crise política por dois lados: os setores à direita, que não aceitaram a vitória de Dilma Rousseff e queriam, eles, estarem colocando em prática essas medidas do governo, estão chamando a manifestação do dia 16 para defender os interesses da burguesia. Mas a alternativa proposta para o dia 20 também não nos interessa ou contempla, porque no dia 20 a ideia é defender o governo de Dilma que, ao lado de Joaquim Levy e Kátia Abreu, expoentes do agronegócio e do capitalismo financeiro, ataca nossos direitos. Nenhuma dessas saídas nos interessa”, diz Barela, ressaltando a importância da grande mobilização prevista para setembro, cuja intencionalidade é colocar o classismo na ordem do dia.

Entidades que também estiveram representadas e deram seus informes na mesa de abertura foram o Sintufes (Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação da UFES), o Sinasefe, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, o Sindicato Nacional dos Auditores da Receita Federal e o Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap).

Outro momento da manhã foi marcado pelo lançamento da 56ª edição da revista Universidade e Sociedade do ANDES-SN, que, desta vez, traz o tema: “Contrarreforma: retirada de direitos, violências e criminalizações”. No interior da revista, uma homenagem ao escritor uruguaio, falecido em 2015, Eduardo Galeano.

O 60º Conad tem o tema “Atualização da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e da liberdade de organização sindical dos docentes para enfrentar a mercantilização da educação" e segue até o domingo, 16, em Vitória (ES). A delegação da Sedufsm – composta pelos professores Gianfábio Franco, Getúlio Lemos, Luciano Miranda e Rosane Severo – está presente.

 

Texto e fotos: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

Fotos da Notícia

Grupo de congo São Sebastião do Taquaruçu faz abertura cultural do 60º Conad Grupo de congo São Sebastião do Taquaruçu faz abertura cultural do 60º Conad Lançamento da revista Universidade e Sociedade Paulo Barela, da CSP-Conlutas, defende saída classista para crise

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041