MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

26/01/2016   26/01/2016 12h01m   | A+ A- |   989 visualizações

‘Universidade & Sociedade’ aborda desafios das lutas sociais

Edição nº 57 foi lançada na abertura do 35º Congresso do ANDES-SN

Professores lançando a edição nº 57 da 'Universidade & Sociedade' na abertura do 35º Congresso
Professores lançando a edição nº 57 da 'Universidade & Sociedade' na abertura do 35º Congresso

Diante dos ataques que vêm ocorrendo à universidade pública, a possibilidade de discutir essa problemática através de artigos, que representam uma contribuição da categoria docente, é algo valioso na avaliação da equipe que trabalha para a consecução de mais um número da revista “Universidade & Sociedade”. A edição de número 57 foi lançada na manhã de segunda, 25, durante a abertura do 35º Congresso do ANDES-SN.  Os desafios das lutas sociais ante a agenda do capital foi a pauta da publicação, conforme ressaltou a professora Liliane Machado, juntamente com dois outros colegas que integram a editoria executiva da edição lançada: os professores Daniel Franco e Antonio José da Costa (Tom Zé).

Na já tradicional publicação do sindicato, as reflexões vão desde a problematização em relação ao que uma articulista da revista chama de “uma nova onda neoliberal varre os direitos sociais” e passa por outros temas palpitantes como os “21 anos do Plano Real, sistema da dívida de ajuste fiscal”. Aliás, a dívida pública, a política econômica e o financiamento das universidades federais dos governos Lula e Dilma (2003-2014) têm uma análise detalhada na revista.

A greve dos docentes federais de 2015 tem um destaque importante na “Universidade & Sociedade”, com os diversos olhares presentes no ensaio fotográfico intitulado “As marcas do movimento grevista em 2015”.

Trabalho e poesia

“O tempo que nós estamos vivendo é o tempo em que as universidades são moldadas pelo ideário e pela pragmática perversa do neoliberalismo”. A frase é uma dentre tantas do professor Ricardo Antunes, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele foi entrevistado pela revista do ANDES-SN e discorre em várias páginas sobre temas como as relações de trabalho na sociedade contemporânea, entre outros.

No espaço puramente cultural, uma homenagem ao advogado, professor, filósofo e um dos maiores romancistas e teatrólogos brasileiros, o paraibano Ariano Suassuna. Além de falar da trajetória do mestre, a revista pinça, dentre tantas produções de Suassuna, um trecho da peça teatral “O rico e o avarento”.

São algumas das inúmeras contribuições presentes na publicação do ANDES-SN e, conforme a própria professora Liliane Machado frisa: “A revista é nossa. Participem, leiam, contribuam”. Mais informações sobre a revista no e-mail é [email protected]

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

Fotos da Notícia

Professores lançando a edição nº 57 da 'Universidade & Sociedade' na abertura do 35º Congresso

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041