MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

16/08/2017   16/08/2017 16h57m   | A+ A- |   1672 visualizações

Comitê Municipal do ENE retoma agenda de visitas às escolas

Objetivo é promover atividades culturais com reflexões sobre educação

Reunião do ENE Santa Maria na noite da terça, 15 de agosto
Reunião do ENE Santa Maria na noite da terça, 15 de agosto

O Comitê do Encontro Nacional de Educação (ENE) em Santa Maria teve sua primeira reunião deste semestre na noite da última terça-feira, 15, no auditório Suze Scalcon da Sedufsm. Na pauta, a necessidade de seguir com o circuito “A escola que temos e a educação que queremos”, iniciado ainda no início de 2017, com o objetivo de promover visitas às escolas da cidade, levando atividades lúdicas e culturais que fomentem o debate sobre a educação brasileira – desde seus problemas atuais, até perspectivas de mudança.

E duas datas já estão agendadas, ambas nesta quinta-feira, 17. Às 19h, o ENE promove um sarau na Escola Municipal CAIC Luizinho de Grandi. Similar ao ‘Sarau sem Mordaça’, ocorrido em 7 de julho na Sedufsm, no qual arte e política deram as mãos através de poesias, músicas e manifestações de dança, o evento, desta vez, será levado à escola já citada, com participação dos integrantes do ENE e, também, de professores como o Luiz Carlos Nascimento da Rosa, do departamento de Metodologia do Ensino da UFSM, que declamará poesias.

A ideia é utilizar a cultura e a confraternização como pontes para um pensar que vá além dos conteúdos das grades curriculares. Um pensar global, crítico e propositivo acerca de uma nova forma de educação para a juventude brasileira. Ainda na quinta-feira, 17, outra escola a ser visitada, tanto no turno da tarde quanto no da noite, é a Escola Estadual Maria Rocha.

Durante a reunião do Comitê do ENE em Santa Maria na terça, 15, a diretora da Sedufsm, Maristela Souza, ainda lembrou que as entidades já começaram a se reunir para a organização do III ENE Nacional, previsto para ocorrer em 2018. O primeiro, em 2014, foi realizado no Rio de Janeiro; e o segundo, de 2016, em Brasília.

Os integrantes do ENE SM também devem participar do II Seminário em Defesa do Serviço Público, convocado pela Frente Combativa em Defesa do Serviço Público, neste sábado, 19. Desde a fundação da Frente, em setembro do último ano, os integrantes do ENE vêm participando das reuniões e auxiliando na elaboração de atividades de mobilização em torno não apenas da educação, mas da saúde e previdência.

Ampliação de visitas

Os integrantes do ENE Municipal pretendem garantir mais atividades nas escolas de Santa Maria e, para isso, têm contatado direções e professores destes locais de estudo. Inclusive, se você quiser levar uma atividade do ENE para sua escola, pode fazê-lo através do email [email protected] ou dos telefones 3222-5765/3222-1788.

As reuniões do ENE são abertas a todos(as) interessados(as). O próximo encontro ocorre no dia 29 de agosto (terça-feira), às 18h30.

 

Texto e foto: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

Fotos da Notícia

Reunião do ENE Santa Maria na noite da terça, 15 de agosto

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041