ANDES-SN avança na luta contra o assédio SVG: calendario Publicada em 30/01/18 17h19m
SVG: atualizacao Atualizada em 30/01/18 17h22m
SVG: views 2260 Visualizações

Paridade de gênero no sindicato também foi abordada no 37º Congresso

Alt da imagem
Paridade de gênero na diretoria do ANDES-SN deverá ser debatida nas bases do sindicato

Durante a plenária que discutiu as questões organizativas e financeiras do Sindicato Nacional (Tema IV) no último dia (27 de janeiro) do 37° Congresso do ANDES-SN, os delegados aprofundaram o debate sobre a composição da diretoria da entidade e sobre a paridade de gênero na composição da Direção Nacional, além de outras questões apresentadas nos 22 textos de resolução dessa plenária.

Entre as alterações estatutárias aprovadas pelos delegados e delegadas, um importante passo no combate ao assédio nas instâncias deliberativas do Sindicato Nacional foi a inclusão no estatuto da entidade um novo capítulo intitulado "Da comissão de enfrentamento ao assédio nos congressos e Conads da Comissão de Enfrentamento ao Assédio nos Congressos e Conads".

A partir dessa deliberação, todos os próximos Congressos e Conads deverão instituir a comissão na plenária de instalação. Foi recomendado ainda que o Grupo de Trabalho para Políticas de Classe, Etnia, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) debata sobre a criação de estratégias de enfrentamento ao assédio no âmbito de todos os eventos nacionais do ANDES-SN.

Foi deliberado ainda que os grupos de trabalho de Políticas de Formação Sindical (GTPFS) e para Políticas de Classe, Etnia, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS), em parceria com as seções sindicais, realizem debates sobre a paridade de gênero da Direção Nacional como política do ANDES-SN, com vistas à apreciação pelo 63° Conad.

Fundo de solidariedade

Os delegados aprovaram ainda questões relativas ao Fundo de Solidariedade, Mobilização e Greve do Sindicato Nacional e Fundo Único e deliberaram por transformar o fundo nacional de solidariedade aos docentes das Instituições Estaduais de Ensino Superior (Iees) do Rio de Janeiro em Fundo Nacional Permanente de Solidariedade aos Docentes, para apoiar aqueles que estejam com salários atrasados há mais de sessenta dias.

O 37° Congresso também votou pela aprovação das contas do 62° Conad e manutenção do apoio financeiro à Escola Nacional Florestan Fernandes, Casarão da Luta e à Auditoria Cidadã da Dívida.

Imposto Sindical

Após o término das discussões do tema 4, Eblin Farage, presidente do ANDES-SN, entregou um cheque referente ao recolhimento compulsório do imposto sindical dos docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso à Adunemat SSind., para que o recurso seja devolvido aos docentes. O ANDES-SN é historicamente contrário ao recolhimento do imposto sindical. E, embora o sindicato oriente os governos estaduais e Federal a não efetuar os desconto, o Mato Grosso não atende à orientação.

Proporcionalidade

Para Francisco Jacob Paiva, 1° Secretário do Sindicato Nacional e que coordenou a mesa da plenária, o tema quatro foi bastante significativo, pois houve debates não só do ponto de vista das questões estatutárias e financeiras, mas questões profundamente de ordem política.

“Por exemplo, a questão da proporcionalidade voltou a ser apresentada nesse congresso, fizemos o debate sobre a concepção de organização do ANDES-SN, qual o papel da diretoria e da base e mais uma vez manteve-se a compreensão de uma diretoria majoritária eleita em uma chapa, mas isso não elimina a possibilidade de continuarmos esse debate na base. O sindicato está sempre aberto para que qualquer tema volte a ser rediscutido, o que mostra a capacidade da entidade em estar sempre se reavaliando”, pontuou.

Paiva também destacou a importância do debate sobre a questão da paridade de gênero, que também está na pauta de outras entidades sindicais e movimentos sociais. “O nosso sindicato também, a partir de agora, pautou que as seções sindicais, o GTPFS e o GTPCEGDS possam aprofundar esse debate de como o sindicato vai se organizar, enquanto estrutura política, considerando a luta das mulheres no debate de gênero e na construção da política, seja na direção nacional, seja nas seções sindicais ou ainda em outros espaços que a categoria ache importante essa paridade estar presente, sempre relacionando esse debate da emancipação das questões ligadas a gênero, etnia e sexualidade ao debate da classe”, comentou.

Para o diretor do ANDES-SN, o que foi aprovado representa um grande avanço da busca do sindicato em materializar a concepção de que não tem como emancipar a classe trabalhadora, do ponto de vista das questões econômicas, políticas e sociais se, ao mesmo tempo, a entidade não fizer a luta pelo fim das opressões.

Fonte: ANDES-SN

Edição e foto: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

ANDES-SN divulga Carta de Salvador

SVG: calendario 05/02/2018
SVG: tag 37 Congresso
Documento sintetiza discussões e encaminhamentos do 37º Congresso

37º Congresso do ANDES-SN foi o maior da história do sindicato

SVG: calendario 31/01/2018
SVG: tag 37 Congresso
Evento, que teve a participação de 581 pessoas, aprovou mais de 30 moções

Homologadas novas seções sindicais em Congresso do ANDES-SN

SVG: calendario 31/01/2018
SVG: tag 37 Congresso
Belém foi escolhida a sede do 38º Congresso do Sindicato Nacional, em 2019
Veja todas as notícias