MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

24/01/2019   24/01/2019 17h27m   | A+ A- |   1622 visualizações

38º Congresso do ANDES-SN inicia segunda, 28, em clima de expectativa

Evento em Belém do Pará discutirá conjuntura e ações em defesa de direitos em 2019

Campus da Universidade Federal do Pará, local da realização do 29º Congresso, em 2010
Campus da Universidade Federal do Pará, local da realização do 29º Congresso, em 2010

O 38º Congresso do ANDES-SN, que ocorrerá em Belém (PA) a partir de segunda, 28 de janeiro, se estendendo até sábado, 2 de fevereiro, inicia em clima de expectativa diante da conjuntura política do país, com ameaças à retirada de direitos, como é o caso da reforma da previdência, e com ataques à democracia interna nas Instituições Federais de Ensino (IFEs). O tema central do encontro, que ocorre anualmente, já descreve bem o sentimento coletivo: “Por Democracia, Educação, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos: em defesa do trabalho e da carreira docente, pela revogação da EC/95”. A Sedufsm terá uma delegação composta por cinco professores (as), escolhidos (as) em assembleia, no mês de dezembro. Leia mais sobre a participação da Sedufsm.

Emerson Monte, 2º vice-presidente da Regional Norte II do ANDES-SN e membro da comissão organizadora do congresso, afirma que o 38º Congresso acontecerá em meio a uma conjuntura difícil e servirá para preparar a categoria docente para enfrentar os ataques a seus direitos. “Será um congresso bastante esperando por conta da conjuntura. O principal debate que está colocado é sobre a retirada de direitos, os cortes orçamentários, os ataques à educação. É uma conjuntura de Reforma Trabalhista, de tentativa de aprovação da Reforma da Previdência. Nesse panorama, esperamos que o congresso possa debater os elementos iniciais dessa nova conjuntura que se inicia em 2019”, diz ele.

O docente cita três documentos que nortearão o governo de Jair Bolsonaro e que devem ser analisados pela categoria. São eles, o plano de governo apresentado durante as eleições; as propostas da Frente Parlamentar Evangélica; e o documento Panorama Fiscal Brasileiro – apresentado pelo Ministério da Fazenda de Temer à equipe de transição de governo. “Se anunciam ataques profundos à universidade pública, como a proposta de cobrança de mensalidades e da tentativa de cerceamento à liberdade de cátedra”, completa Emerson Monte.

Adufpa, 40 anos

Rosimê Meguins, diretora-geral da Adufpa-SSind e membro da comissão organizadora do evento, ressalta que a seção sindical celebra 40 anos de fundação em 2019 e que o 38º Congresso do ANDES-SN marcará o início das celebrações de aniversário. “Fazer parte desse congresso é um momento único. A nossa seção sindical comemora 40 anos em 2019 e o congresso abre uma programação de comemorações da Adufpa-SSind. Temos a preocupação, como é característico do povo paraense, de receber bem, de dar o melhor. Somos uma categoria que se une nas dificuldades para lutar por seus direitos e pela educação pública”, comenta.

A docente também cita debates importantes para a categoria que serão realizados no congresso. “Para nós é importante a possibilidade de participar desse evento de enorme relevância para a categoria docente. Somos uma universidade multicampi e muitos docentes não podem participar do que acontece na sede, em Belém. O congresso acontece em um momento importante dada a situação política pela qual atravessa o país. É fundamental debater a importância da educação pública e da liberdade de cátedra”, completa Rosimê.

Belém foi definida como sede do 38º Congresso no último congresso do Sindicato Nacional, realizado em janeiro de 2018, em Salvador (BA). A capital paraense já sediou o 29º Congresso do ANDES-SN, em 2010. Belém também recebeu os Conads de 1989, 1997 e 2002.

Confira o caderno de textos do 38º Congresso e também o anexo ao caderno de textos.

Texto: Fritz R. Nunes com informações do ANDES-SN

Foto: Arquivo

Assessoria de imprensa da Sedufsm

Fotos da Notícia

Campus da Universidade Federal do Pará, local da realização do 29º Congresso, em 2010 Arte do cartaz do 38º Congresso do ANDES-SN

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041