MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

24/05/2019   24/05/2019 18h36m   | A+ A- |   1801 visualizações

Professores se preparam para 30 de maio e para a greve geral

Assembleia permanente encerrada nesta quinta, 23, e nova plenária será em 4 de junho

Novo encontro em 4 de junho deverá servir para tomada deposição sobre a greve geral
Novo encontro em 4 de junho deverá servir para tomada deposição sobre a greve geral

Durante a assembleia docente ocorrida no final da tarde desta quinta, 23, na sala 3110 (prédio 42, no CCR- Rurais), foram debatidas algumas ações que estão sendo pensadas para quinta, 30 de maio, segundo dia nacional de luta em defesa da educação. Esse dia está sendo convocado por entidades estudantis como a UNE e ANPG  e sindicatos ligados à educação, como o próprio ANDES-SN, Fasubra, e CNTE.

Na UFSM, a discussão sobre as atividades de 30 de maio está ocorrendo nas reuniões do comando unificado dos segmentos, que ocorreu na tarde desta quinta e deverá ter continuidade na próxima segunda, dia 27, às 14h, no lonão em frente ao CCNE. E também nos encontros semanais da Frente Única em Defesa de Trabalhadoras e Trabalhadores (FUTT). A próxima reunião da FUTT é segunda (27), às 19h, no Auditório Suze Scalcon da Sedufsm.

A perspectiva de construção da greve geral de 14 de junho, contra a reforma da previdência, também está na pauta das discussões da Sedufsm e das demais entidades. Para confirmar se a categoria participará do dia de greve geral, o sindicato docente já anunciou uma assembleia para Santa Maria, na terça, 4 de junho. Ocorrerão plenárias também em Cachoeira do Sul (29 de maio), e Frederico Westphalen e Palmeira das Missões no dia 6 de junho. Em função de questões legais, foi suspensa nesta quinta a assembleia permanente, que, no entanto, poderá ser retomada, caso seja o entendimento da maioria, na assembleia do dia 4 de junho.

Conforme relato da diretoria da Sedufsm na assembleia, a programação do segundo ato em defesa da educação ainda está sendo costurada, mas já estão sendo apontadas atividades como panfletagem no campus de Santa Maria, na manhã do dia 30. Para o turno da tarde, as ações se voltam para o centro de Santa Maria. Aulas públicas e exposições de trabalhos da universidade, interagindo com a comunidade, irão ocorrer na praça Saldanha Marinho. Não haverá, por parte dos professores, paralisação neste dia.

Mobilização

Durante a reunião da Comissão Local da UFSM, reunindo os três segmentos, no início da tarde de quinta, 23, foram encaminhadas algumas propostas para que se trabalhe, junto à comunidade universitária, iniciativas de mobilização para o dia 30. A Associação de Pós-graduandos (APG) relatou que, no próximo domingo (26), pretende fazer uma panfletagem durante o programa ‘Viva o Campus’, na sede da UFSM em Camobi.

Uma outra iniciativa aprovada para que seja posta em andamento, é a criação de comissões por centros de ensino da universidade. Conforme relatório da comissão, a ideia é que essas comissões estejam vinculadas à comissão mais geral dos segmentos, onde estão Sedufsm, Assufsm, Atens, DCE, APG e diretórios acadêmicos. Ainda da reunião de quinta-feira, tirou-se um grupo para a elaboração de um material impresso a ser distribuído. Uma plenária unificada de docentes, estudantes e técnicos, também está sendo pensada para terça (28), ao final da tarde.

Texto: Fritz R. Nunes

Fotos: Ivan Lautert e Fritz Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

Fotos da Notícia

Novo encontro em 4 de junho deverá servir para tomada deposição sobre a greve geral Reunião dos segmentos, na tarde de quinta, 23

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041