Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h
SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041
Fale Conosco - escreva para:
[email protected]
14/11/2019 | A+ A- | 1097 visualizações
Edição ainda traz entrevista sobre a relação entre a dívida pública e o investimento decrescente em ciência e tecnologia
A mais nova edição do jornal da Sedufsm (que abrange os meses de Setembro, Outubro e Novembro) já foi entregue nas caixas de correspondência dos professores sindicalizados e postada para leitura online em nosso site. A matéria central (págs. 4 e 5) faz uma discussão sobre os impactos do cenário de incerteza orçamentária na psique e no ânimo dos pesquisadores. Ainda que muitas bolsas de pós-graduação não tenham sido efetivamente cortadas, a insegurança material gerada pela possibilidade de interrupção do pagamento, aliada à desvalorização de governos e de setores da sociedade, contribui para a exaustão emocional e inventiva dos pesquisadores.
Outro destaque desta edição do jornal é o aniversário de 30 anos da Sedufsm, comemorado no último dia sete de novembro. Na matéria da página 3, convidamos o professor do departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM e ex-presidente da seção sindical, Ricardo Rondinel, para relembrar um pouco do cenário político e econômico do Brasil no final da década de 1980 e de suas influências na conformação do movimento sindical docente no país e em Santa Maria.
Trazemos ainda uma entrevista com o professor Luiz Fernando Reis, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), sobre a relação entre o pagamento da dívida pública e o decrescente investimento em ciência e tecnologia.
“Não dá para entender a crise do financiamento da educação, da saúde, da ciência e tecnologia sem levar em conta que isso faz parte de uma política macroeconômica colocada em prática no Brasil desde o governo de Fernando Henrique Cardoso, não sendo interrompida nem nos governos de Lula e Dilma. Ou seja, a política econômica do Brasil tem como absoluta prioridade o pagamento da dívida pública. E a dívida funciona como um canal que drena recurso público para garantir a rentabilidade do setor financeiro, dos rentistas”, diz o docente em trecho da entrevista, que pode ser conferida, na íntegra, na página 6.
Na página 8, o professor Vitor Biasoli (História/UFSM) apresenta sua percepção sobre o filme ‘O Tradutor’ e a professora Daiana Flores (Matemática/UFSM) conta um pouco sobre sua trajetória acadêmica e os desafios reservados aos professores na atualidade.
*Caso você seja sindicalizado/a e não esteja recebendo nosso jornal em sua casa, entre em contato com o sindicato através do email [email protected] ou nos fones (55) 3222-5765 e (55) 999358017.
**Se você tem alguma proposta de pauta para a próxima edição do jornal, pode entrar em contato conosco por esses mesmos endereços.
Texto: Bruna Homrich
Imagem: J. Adams Propaganda
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
20/03/20 - Eleições ao ANDES-SN e PEC Emergencial em pauta no Jornal da Sedufsm
18/03/20 - Centrais pedem suspensão do pagamento da dívida para garantir investimento em saúde
28/11/19 - Dívida pública impõe ‘equação desastrosa’ para o país, diz docente
02/09/19 - Jornal da Sedufsm analisa pontos críticos do ‘Future-se’
03/06/19 - Jornal da Sedufsm destaca grandeza das mobilizações em Santa Maria
28/03/19 - Ameaça às aposentadorias futuras é destaque no jornal da Sedufsm
21/12/18 - Jornal da Sedufsm projeta situação das universidades sob governo Bolsonaro