MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

12/02/2021   12/02/2021 17h59m   | A+ A- |   717 visualizações

Dica Cultural: professor indica espetáculo sobre vida da militante Asja Lacis

Atriz e diretora teatral, Asja também se destacou por sua militância socialista na União Soviética


Sextou na quarentena! A dica desta sexta-feira, 12 de fevereiro, é do professor Leonardo Botega, diretor da Sedufsm e docente de História do Colégio Politécnico. Aqui, ele destaca um espetáculo teatral, disponível para visualização no Youtube, que fala sobre a vida de Asja Lacis, atriz, diretora de teatro e militante socialista.

*Como viemos fazendo desde o início da pandemia, a ideia, neste espaço, é convidar professores/as para indicarem alguma obra cultural, partilhando sugestões e percepções para que os finais de semana em meio à pandemia possam ser mais diversos e agradáveis – ainda que passados em casa. Se você, professor/a, tem interesse em escrever sobre alguma obra – filme, documentário, livro, disco, peça teatral -, passa um email para [email protected]

“Asja Lacis Já Não me Escreve”

O ano de 2020 foi marcado pela rememoração dos 80 anos da trágica morte do Walter Benjamin. Inúmeros foram os eventos que tiveram como objetivo refletir sobre a obra do autor de Passagens e das Teses sobre o conceito de História, entre esses destaco “Walter Benjamin 1940-2020, oitenta anos sem/com Walter Benjamin” realizado pelo Laboratório de Usos Políticos do Passado do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Destaco tal evento não apenas pelas brilhantes reflexões propostas sobre a obra e a vida desse importante filósofo judeu-alemão, mas, sobretudo, por ter resgatado as suas relações de afeto, cumplicidade e amizade. E foi justamente nesse resgate que foi trazida à tona a esquecida figura da militante, atriz, diretora de teatro e mãe de duas filhas, Asja Lacis. 

A Mesa de Diálogo “Walter Benjamin entre amigos: Asja Lacis e Bertold Brecht” contou com a presença da atriz e diretora de Teatro, Maria Vitória do Grupo Terceiro Corpo. Em 2017, o grupo apresentou o espetáculo “Asja Lacis Já Não me Escreve”, trazendo ao público a trajetória, a arte e os dramas da vida desta significativa personagem da Primeira Metade do Século XX. Nascida na Letônia, em 1891, Asja, com quem Walter Benjamin teve um intenso relacionamento amoroso, se destacou na década de 1920 por organizar trupes de teatros para crianças e trabalhadores na URSS. Em um momento onde, mesmo em um país socialista, a política era predominantemente masculina, se destacou pelo seu intenso protagonismo político-cultural. Foi responsável por apresentar a Bertold Brecht as teorias e as experiências da vanguarda soviética. Com o dramaturgo alemão desenvolveu uma intensa e constante troca de correspondência até a sua prisão em um campo de concentração stalinista. O título da peça inclusive é retirado de uma passagem dos diários de Brecht. Em janeiro de 1939, ele escreve: “Asja Lacis já não me escreve”.

O espetáculo, um primor do Teatro e da Dança, está disponível no YouTube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=RcRLc8XlQfo".

Leonardo da Rocha Botega

Docente de História do Colégio Politécnico       

 

Edição: Bruna Homrich

Imagens: Youtube, El Punt Avui e Arquivo Pessoal

Assessoria de Imprensa da Sedufsm           

Fotos da Notícia

Asja Lacis apresentou a Bertold Brecht as teorias e experiências da vanguarda soviética

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041