Setores do ANDES-SN discutem greve sanitária nas universidades SVG: calendario Publicada em 19/02/21 16h35m
SVG: atualizacao Atualizada em 19/02/21 16h40m
SVG: views 581 Visualizações

Mais de 50 seções sindicais – dentre essas, a Sedufsm - reuniram-se virtualmente

Alt da imagem

A construção de uma greve sanitária nas universidades públicas brasileiras foi pauta central da reunião conjunta dos Setores das Federais, Estaduais e Municipais do ANDES-SN, ocorrida no último dia 6 de fevereiro. Com participação de mais de 50 seções sindicais – dentre essas, a Sedufsm, representada pelos professores Ascísio Pereira e Neila Baldi -, o encontro virtual serviu para que as seções sindicais informassem como estava, em suas bases, a mobilização contra o retorno das aulas presenciais sem garantia de uma imunização massiva.

A realização de uma rodada de assembleias nas bases docentes para discutir a possibilidade de uma greve caso o governo Bolsonaro decretasse um retorno irresponsável à presencialidade já havia sido apontada pelo Sindicato Nacional no final do ano passado. Na reunião conjunta dos Setores, então, o cenário apresentado foi o seguinte: 12 seções sindicais aprovaram adesão à greve; 5 não aprovaram a greve neste momento; 2 aprovaram o estado de greve e 3 ainda não haviam realizado assembleias até o dia 6 de fevereiro.

A Sedufsm está entre as 12 seções que já aprovaram a greve. Como informou o vice-presidente, Ascísio Pereira, os docentes da UFSM reuniram-se em assembleia no dia 28 de janeiro de 2021 e aprovaram por quase unanimidade – com uma abstenção – a construção de um movimento grevista por motivos sanitários.

“Ao contrário de Santa Maria, a maior parte das universidades não estava em atividade no início do ano, em janeiro. Elas estão voltando agora em fevereiro. E as entidades vão continuar fazendo assembleias de base. A tendência, pelo que percebi, mesmo nas universidades onde não aprovaram ou discutiram a greve, é que, com um debate mais efetivo sobre o que é a greve sanitária, ocorrerá uma aprovação massiva da greve nas rodadas de assembleias. Foi o clima que deu para colher da reunião”, avalia Pereira, ressaltando que a greve seria para um cenário em que o governo decretasse arbitrariamente o retorno às aulas presenciais sem garantia de vacina para toda a população. E esse entendimento, sobre a importância de se fortalecer a resistência contra um retorno autoritário e inconsequente, foi consenso na reunião.

Mais informação

Uma vez que a greve sanitária difere-se do caráter das greves clássicas encampadas pelo movimento sindical docente, um encaminhamento da reunião dos Setores foi a elaboração, por parte do Sindicato Nacional, de um material informativo sobre o significado da greve sanitária. A ideia é que o material instrumentalize o debate nas bases, destacando as seguintes condições para que o retorno presencial possa acontecer nas universidades: vacina do SUS para todas e todos, com a ordem de prioridades definidas nacionalmente pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações); testagem ampla e rastreamento; condições de trabalho nas IE e CEFET, com os procedimentos, as adaptações, os materiais e os equipamentos necessários.

Diversas outras ações de mobilização foram encaminhadas, podendo ser lidas no relatório da reunião que segue para download ao final desta página e na aba ‘Documentos’ de nosso site.

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: ANDES-SN

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Relatório da reunião conjunta dos Setores - 06.02.21

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM promove vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda, 12

SVG: calendario 06/12/2022
SVG: tag COVID-19
Ação ocorre no campus sede da universidade, das 8h às 12h

Aumento de casos Covid-19: infectologista defende intensificação na vacina de reforço

SVG: calendario 02/12/2022
SVG: tag COVID-19
Alexandre Schwarzbold diz que cerca de 70 milhões de pessoas não tomaram a primeira dose de reforço

UFSM recomenda cuidados para evitar agravamento da Covid-19

SVG: calendario 30/11/2022
SVG: tag COVID-19
Instituição sugere retomada do uso de máscara facial e manter vacinação em dia
Veja todas as notícias