MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que, desde o dia 23 de março de 2020, em função da pandemia, a sede do sindicato está fechada e os atendimentos sendo realizados de forma remota. Os (as) sindicalizados (as) podem entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (55) 99962-2248 e (55) 99935-8017.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

22/02/2021   22/02/2021 15h30m   | A+ A- |   326 visualizações

UFSM passa a ter Política Cultural de Extensão

Com a aprovação no CEPE, a Universidade se soma a outras 13 federais do país que possuem política para arte e cultura

Neila Baldi, diretora da Sedufsm, foi uma das relatoras da minuta de resolução
Neila Baldi, diretora da Sedufsm, foi uma das relatoras da minuta de resolução

Até meados de 2019, conforme publicado no Jornal da UFRGS, apenas 21% (13 das 63) das universidades federais brasileiras já haviam aprovado diretrizes relativas a uma política cultural para suas instituições. Do total de universidades consultadas, outras 17 (27%) estariam em processo de discussão e implementação de tais políticas; 28 (44%) afirmaram não ter qualquer política relacionada ao tema e cinco (8%) não responderam dentro do prazo solicitado pelo Jornal Universitário. Segundo este mesmo levantamento, a primeira universidade federal do país a instituir uma política de cultura foi a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no interior de Minas Gerais.

A UFSM, desde o último dia 9 de fevereiro, insere-se na porcentagem das universidades que já aprovaram uma política de arte e cultura. Na ocasião, a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) deu parecer favorável à Minuta de Resolução para a Política Cultural de Extensão da UFSM, cujos relatores foram Neila Baldi, docente do curso de Dança-Licenciatura e diretora da Sedufsm, e Jaime Renato Muñoz, docente do departamento de Música.

Construído dentro da Coordenadoria de Arte e Cultura (então Coordenadoria de Cultura e Eventos) desde 2018, o texto passou pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão, da Pró-Reitoria de Planejamento e por diversos outros setores da universidade, a exemplo do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, do Centro de Artes e Letras, do Curso de Dança Licenciatura – CEFD e dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo de Santa Maria e de Cachoeira do Sul.

“O Plano Nacional de Cultura, de 2010, já previa que as instituições de ensino superior desenvolvessem suas políticas culturais de extensão. Neste sentido, a UFSM vai ao encontro de uma demanda antiga e se soma não apenas às outras federais, mas no fomento à arte de Santa Maria para o desenvolvimento, de fato, de uma cidade cultura, como Santa Maria é conhecida”, afirma Neila Baldi.

Em seu artigo 3º, a resolução destaca que “A Política Cultural de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) dispõe sobre os princípios e objetivos que orientam o reconhecimento, a proteção e o estímulo ao desenvolvimento de ações culturais que promovam o exercício da cidadania, a conscientização e acesso aos direitos culturais, a valorização das identidades, a difusão das manifestações artístico-culturais, a disponibilização dos arquivos culturais e a pluralidade cultural no âmbito multi e/ou extracampi da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e sua região de atuação”.  

Como princípios norteadores, a política cultural da UFSM tem: liberdade de expressão, criação e fruição; diversidade cultural; respeito aos direitos humanos; direito de todos à arte e à cultura; direito à informação, à comunicação e à crítica cultural; direito à memória e às tradições; responsabilidade socioambiental; valorização da cultura como vetor do desenvolvimento sustentável; desenvolvimento da economia da cultura.

Na Resolução que segue em anexo para download ao final desta página (versão final a partir da página 81), é possível conhecer os treze objetivos da política de cultura da UFSM, bem como suas possibilidades de implementação e perspectivas de financiamento.

Sobre essa última questão, inclusive, o relator Muñoz, durante a reunião do CEPE, destacou que não cabia àquela instância decidir sobre a estrutura da Política de Cultura – competência do Conselho Universitário (Consu), nem sobre a questão orçamentária – a ser discutida pelo Conselho de Curadores.

Financiamento

Ainda que o CEPE não seja a instância para discutir mais a fundo as questões financeiras, a resolução aprovada já sinaliza para possíveis fontes de financiamento. No artigo 12, por exemplo, institui-se o Fundo de Apoio às Ações Culturais de Extensão da UFSM (FAACE-UFSM), que será gerido pela Coordenadoria de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão, podendo receber recursos de fontes como: “matriz orçamentária, órgãos de fomento, fundações e parcerias público-privadas, doações inoficiosas e qualquer outra possível e compatível com as manifestações e o desenvolvimento da Cultura”.

Nos incisos segundo, terceiro e quarto do mesmo artigo são elencadas outras opções de financiamento para a política cultural da UFSM: doações de fundações, órgãos de fomento à cultura e da iniciativa privada; programas de entretenimento ao público, através de projetos via Fundação de Apoio ou não; recursos provenientes de arrecadações próprias, conforme priorização institucional. “A aplicação do recurso do FAACE-UFSM será definida por Instrução Normativa emitida pela PróReitoria de Extensão (PRE) e disponibilizada via edital”, estabelece o inciso quinto.

 

Texto e print: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

Fotos da Notícia

Neila Baldi, diretora da Sedufsm, foi uma das relatoras da minuta de resolução

Documentos da Notícia

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041