MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

16/06/2021   21/06/2021 19h38m   | A+ A- |   371 visualizações

Sedufsm debate democracia e autonomia universitária em live

Evento ocorre na próxima terça, 22, às 15h, com transmissão online

Leia, ao final da matéria, o posicionamento da diretoria da Sedufsm a respeito do pleito para a reitoria da UFSM
Leia, ao final da matéria, o posicionamento da diretoria da Sedufsm a respeito do pleito para a reitoria da UFSM

Com o processo sucessório à Reitoria da UFSM em curso, a Sedufsm promove uma live para debater a democracia e a autonomia universitárias. A atividade ocorre na próxima terça-feira, 22 de junho, às 15h, com transmissão pela página da Sedufsm no Facebook e pelo canal do sindicato no Youtube. Como é usual, o debate terá o acompanhamento de intérpretes de libras. 

Participarão como convidados(as) o professor Albertinho Gallina, do departamento de Filosofia da UFSM, e a servidora técnico-administrativa em educação Tânia Maria Flores. A mediação será do professor Ascísio dos Reis Pereira, vice-presidente da Sedufsm.

Intitulada “A luta pela democracia e a autonomia na UFSM: avanços e recuos”, a live abordará o processo de democratização das escolhas nas reitorias das Universidades, a partir da Constituição Federal de 1988. Além disso, também problematizará desde as investidas autoritárias do governo Bolsonaro contra as universidades e institutos brasileiros, até as nuances do processo eleitoral local, que se inicia no dia 24 de junho, com uma pesquisa de opinião eletrônica junto aos três segmentos da universidade. No dia 30 do mesmo mês, o resultado da pesquisa será encaminhado ao Conselho Universitário, responsável por formar a lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação. 

No final de abril, a diretoria da Sedufsm divulgou nota aqui a respeito do pleito, explicando o motivo de não indicar representantes para a Comissão Especial que ficaria responsável de montar a pesquisa de opinião. Um dos motivos apresentados foi a falta de diálogo da Administração Central com as entidades representativas e com a comunidade universitária acerca do pleito, no entendimento de que uma proposição que não se constrói a partir do mais amplo debate da comunidade não é capaz, por si só, de materializar o processo democrático que historicamente pautou a escolha para a Reitoria. Outro motivo foram as mudanças no processo, que não será mais constituído da tradicional consulta à comunidade, e sim de uma pesquisa de opinião para a qual a chapa inscrita contém três nomes e não especifica qual deles é candidato(a) a reitor(a). Leia a nota na íntegra aqui

 

Texto: Bruna Homrich
Arte: Bruno Silva
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

Fotos da Notícia

Leia, ao final da matéria, o posicionamento da diretoria da Sedufsm a respeito do pleito para a reitoria da UFSM

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041