MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Notícias

25/06/2021     | A+ A- |   1580 visualizações

Sedufsm rebate Luis Carlos Heinze: “sentimos orgulho da UFSM”

Diretoria sindical repudia declaração de senador que disse sentir “vergonha” da universidade

Panorâmica do campus da UFSM, em Santa Maria
Panorâmica do campus da UFSM, em Santa Maria

A Diretoria da Sedufsm divulgou nota, na tarde desta sexta, 25, em que repudia declaração do senador do Progressistas (PP) do Rio Grande do Sul, Luis Carlos Heinze, que afirmou “ter vergonha da UFSM”. O senador pepista, conhecido por declarações preconceituosas, agrediu a UFSM, instituição na qual se formou em Agronomia, na última quinta (24), durante reunião da CPI da Covid, na qual estava sendo ouvido o ex-reitor da UFPel, Pedro Hallal. Confira a nota de repúdio da Sedufsm a seguir:


NOTA DE REPÚDIO

“A diretoria da Seção Sindical dos Docentes da UFSM – SEDUFSM, vem a público manifestar firmemente o seu repúdio à declaração do senador Luís Carlos Heinze (PP) que diz ter ‘vergonha da UFSM’.

Em contraponto afirmamos que sentimos orgulho de fazer parte de uma instituição que mudou completamente a História não apenas do município de Santa Maria, mas do próprio interior do Estado do Rio Grande do Sul. Temos orgulho de sermos parte da instituição que, em 1960, foi pioneira no processo de interiorização do Ensino Superior Público, Gratuito e de Qualidade. Que desafiada, aceitou o desafio de expandir esse mesmo Ensino Superior Público, Gratuito de Qualidade pelos municípios de Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul. Temos orgulho de sermos parte de uma instituição que todo o ano forma em média 4.500 estudantes de ensino médio, pós-médio, graduação e pós-graduação. Temos orgulho de sermos parte de uma instituição que, ano após ano, tem se destacado cada vez mais no cenário internacional por sua produção cientifica. Temos orgulho de sermos parte de uma instituição que tem sido fundamental na defesa da vida nesse momento trágico, onde mais de 500 mil brasileiros e brasileiras morreram vítimas da política de descaso implementada pelo governo que o senador tanto defende.

Mas acima de tudo temos orgulho de sermos parte de uma instituição que promove Ensino, Pesquisa e Extensão com qualidade, pluralismo de ideias, inclusão social e pensamento crítico. Tudo aquilo que os autoritários, negacionistas e obscurantistas tanto abominam!

Viva a UFSM! Viva a Universidade Pública Gratuita e de Qualidade!.”
 

Edição: Fritz R. Nunes
Foto: Fillipe Richardt/UFSM
Assessoria de imprensa da Sedufsm

Fotos da Notícia

Panorâmica do campus da UFSM, em Santa Maria

Compartilhe com sua rede social


© 2022 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041