Coletivo Edmundo Fernandes divulga nota contra retorno presencial na UFSM SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 07/07/21 12h46m
SVG: views 413 Visualizações

Grupo docente sinaliza que medidas preventivas contra a Covid-19 ainda são necessárias

Alt da imagem

O coletivo Edmundo Fernandes, que reúne docentes da base da UFSM, divulgou nota em que se posiciona contrário ao retorno presencial neste momento. Embora os professores e técnico-administrativos em educação, em tese, já tenham recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19, a imunização só ocorre após a segunda dose. Além disso, o maior segmento da comunidade universitária, os discentes, ainda não foi, em sua maioria, vacinado.

Dados destacados no documento indicam o Brasil como segundo colocado no ranking mundial de países com maior número de contaminados e mortos pelo vírus. Nacionalmente, com relação aos mesmos indicadores, o Rio Grande do Sul ocupa a quarta posição entre os estados brasileiros, contabilizando 1,21 milhão de casos e 31.117 mortos.

Altas taxas de ocupação dos leitos de terapia intensiva, um plano de imunização que avança a passos lentos, o desgaste físico e emocional dos profissionais de saúde, as fragilidades no processo de planejamento, gestão e tomada de decisões em saúde e a cultura de negação ao pensamento científico, referenciada pelo governo Bolsonaro e seus apoiadores, agravam a situação da pandemia no país, levando a que a manutenção dos cuidados preventivos – isolamento/distanciamento, máscara, álcool e gel e testagem - se estenda por mais tempo.

“O Coletivo Edmundo Fernandes vem a público, mais uma vez, reforçar a sua posição de que o retorno ao trabalho presencial na UFSM, neste momento, é um equívoco e se contradiz diante da sua responsabilidade para com a sua comunidade. Tanto quanto a própria vida, uma universidade tem a obrigação de defender a ciência e o uso da razão até as últimas instâncias, e é exatamente a ciência, e não a política, que nos tem advertido que o momento ainda é grave e que a necessidade do distanciamento com prioridade às atividades remotas ainda se impõe. Nossa luta sempre foi, é, e continuará a ser, pela defesa dos interesses, dos direitos e da vida dos trabalhadores e trabalhadoras que constroem este país”, conclui a nota, que pode ser lida em anexo ao final desta página.

A UFSM está com atividades acadêmicas e administrativas presenciais suspensas desde 16 de março de 2020. As aulas seguem de forma remota via Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE).

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: Divulgação

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Nota do Coletivo Edmundo Fernandes

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias