Entidades criticam falta de transparência em dados da PEC 32 SVG: calendario Publicada em 14/07/21 14h18m
SVG: atualizacao Atualizada em 14/07/21 14h26m
SVG: views 439 Visualizações

Parlamentares e servidores reivindicam que TCU publicize dados usados pelo governo para elaborar Reforma Administrativa

Alt da imagem

Representantes da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) e de entidades ligadas ao funcionalismo público reuniram-se, na última sexta-feira, 9, com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro. O objetivo do encontro era solicitar ao órgão dados que teriam embasado o governo em sua formulação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, que inaugura a Reforma Administrativa.

Segundo as entidades, a representação protocolada pelo presidente da Servir, deputado Israel Batista (PV-DF), pretende "suscitar a atuação do TCU, de constitucional competência fiscalizadora, frente à falta de publicidade e de transparência dos documentos técnicos referentes ao impacto orçamentário-financeiro da PEC 32". No documento, é citado o estudo da Consultoria de Orçamentos do Senado, que indica uma piora na situação fiscal da União, "seja por aumento das despesas ou por redução das receitas", em caso de a Reforma Administrativa ser aprovada.

Maquiar dados para conquistar o apoio social a projetos substancialmente prejudiciais aos(às) trabalhadores(as) vem sendo uma estratégia corriqueira do governo. A avaliação é de Leonardo Botega, diretor da Sedufsm.

“Foi assim na Reforma Trabalhista, foi assim na Reforma da Previdência e está sendo assim na Reforma Administrativa. Quanto mais transparência, mais inconsistente a proposta fica e mais evidente fica o real objetivo de desmonte do Estado para que alguém lucre com os serviços que devem ser públicos”, pondera o dirigente.

Tal relação, entre uma possível distorção de dados orçamentários realizada pelo governo para justificar a Reforma Administrativa e distorções efetivamente encontradas pelo TCU nos dados usados para aprovar a Reforma da Previdência, foi destacada na reunião da última sexta pelos advogados que prestam assessoria jurídica ao Fonacate e a Servir Brasil. Segundo eles, o governo teria manipulado dados referentes aos regimes previdenciários de servidores civis e militares

 

Texto: Bruna Homrich, com informações de O Dia

Foto: Divulgação/O Dia

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público volta a se reunir após Lira ameaçar votar a PEC 32

SVG: calendario 14/09/2023
SVG: tag Reforma Administrativa
ANDES-SN participou da reunião que aconteceu no dia 13 de setembro

Entidades vão intensificar luta pelo arquivamento da PEC 32/20

SVG: calendario 05/09/2023
SVG: tag Reforma Administrativa
Fonasefe, Fonacate e centrais sindicais avaliam que é preciso retomar luta contra desmonte do serviço público

Sedufsm lança animação contra a Reforma Administrativa

SVG: calendario 01/02/2022
SVG: tag Reforma Administrativa
Produção audiovisual tem cerca de 4 minutos e chama população para defender patrimônio público
Veja todas as notícias