Orgulho de ser UFSM: universidade sobe no ranking das melhores instituições SVG: calendario Publicada em 15/07/21 16h15m
SVG: atualizacao Atualizada em 15/07/21 17h41m
SVG: views 652 Visualizações

Federal de Santa Maria é a 29ª melhor universidade da América Latina e Caribe, conforme a revista THE

Alt da imagem

A Universidade Federal de Santa Maria é a 29ª melhor universidade da América Latina e Caribe, de acordo com o Latin America University Rankings 2021, divulgado pela instituição britânica Times Higher Education (THE). Trata-se da melhor posição da UFSM no ranking desde 2019, e uma escalada de 22 posições em relação ao ano de 2020, quando ocupou a 51ª posição.

A Instituição, que é a 18ª universidade brasileira e a 3ª do Rio Grande do Sul no ranking, obteve um crescimento considerável na maior parte dos indicadores desta edição. Destaca-se o salto em relação a 2020 nas áreas de Ensino e Pesquisa, que têm os maiores pesos em relação à nota geral (36% e 34%, respectivamente). No ensino, a UFSM subiu de 67 para 74.2 pontos (salto de 7 pontos). Na pesquisa, o salto foi ainda maior: de 59 para 74.2 pontos (15 pontos a mais). A universidade ainda apresentou recuperação em relação a área da transferência de tecnologia e no volume de citações dos autores ligados à instituição.

Esses dados, levantados por uma entidade internacional, apenas comprovam a importância de uma campanha como a que está sendo empreendida pela Sedufsm – “Orgulho de ser UFSM”. Diante de tantos ataques desqualificados e de caráter político-ideológico à instituição, é preciso expressar publicamente o que sentimos pela universidade.

Todos(as) podem participar da campanha “Orgulho de ser UFSM”. Basta enviarem um vídeo de até um minuto para o WhatsApp (55-99358017) ou para o email da Sedufsm (sedufsm@terra.com.br). No vídeo, que circulará nas redes sociais do sindicato, podendo ser compartilhado, é importante que a pessoa se apresente e diga porque tem orgulho da UFSM. Você pode ser docente, estudante, técnico-administrativo em educação, egresso ou um membro das comunidades onde a UFSM atua. Confira mais detalhes aqui.

Metodologia do ranking

THE Latin America Rankings utiliza a mesma metodologia e os 13 indicadores de performance do World University Rankings, que está entre as classificações universitárias mais prestigiadas do mundo. Os indicadores de performance estão agrupados em cinco áreas: o ensino/ambiente de aprendizagem (Teaching), pesquisa (Research), a influência da pesquisa por meio das citações (Citations), a internacionalização (International Outlook ) e transferência de tecnologia/conhecimento (Industry income). A nota final é calculada pela média destes critérios.

Quem ocupa o primeiro lugar do ranking latino-americano é a Pontifícia Universidade Católica do Chile. A universidade mais bem ranqueada no Brasil é a Universidade de São Paulo. No Rio Grande do Sul, a UFSM está atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 8º lugar e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 14º lugar.


Texto: Fritz R. Nunes
Arte: Bruno Silva
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias