Entidades e movimentos realizam ato em homenagem à mulher negra, latina e caribenha SVG: calendario Publicada em 22/07/21 13h47m
SVG: atualizacao Atualizada em 22/07/21 13h49m
SVG: views 636 Visualizações

Evento acontece no sábado, 24 de julho, a partir de 10h, na praça Saldanha Marinho

Alt da imagem

Neste sábado, 24 de julho, ocorre em Santa Maria o ato público "As vozes das mulheres negras transformando o mundo". O evento acontece a partir das 10h, na Praça Saldanha Marinho, sob a organização de entidades como o grupo Mulheres Negras SM, em parceria com Práxis - Educação Popular, Movimento Negro Unificado (MNU), Associação Ara Dudu, CORAP, coletivos Marias Bonitas e Dandaras. O ato é uma alusão ao dia 25 de julho, reconhecido como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Na programação estão previstas uma roda de conversa, intervenções artísticas e outras ações que visam ao compartilhamento de reflexões sobre os desafios da mulher negra na sociedade atual. Isadora Bispo, da Associação Ara Dudu e do MNU, afirma que a mulher negra é bem mais afetada pela exclusão social. “São elas que ocupam as lideranças de famílias nas periferias. Também são as mulheres negras que despontam nos principais índices de vulnerabilidade social. E são elas que ocupam as estatísticas que mais sofrem violência doméstica no Brasil”. Em função de tudo isso, destaca Isadora, o 25 de julho é um dia para que sejam ouvidas as vozes dessas mulheres negras.

As entidades organizadoras ressaltam que o ato de sábado, às 10h, na praça Saldanha Marinho, seguirá as normas de prevenção à Covid-19, tendo, entre outros cuidados, o uso de máscara e álcool em gel.

Sobre o dia 25 de julho

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha nasceu em 1992 em um encontro de mulheres negras em Santo Domingos, na República Dominicana. Elas definiram a data e criaram uma rede para pressionar a Organização das Nações Unidas (ONU) a assumir a luta contra as opressões de raça e gênero.

A população negra no Brasil corresponde à maioria: 54%, segundo o IBGE. De acordo com a Associação de Mujeres Afro, na América Latina e no Caribe, 200 milhões de pessoas se identificam como afrodescendentes. Porém, tanto no Brasil quanto fora dele, essa parcela populacional, principalmente as mulheres, também é a que mais sofre com os vários tipos de violência. A mulher negra é, ainda hoje, a principal vítima de feminicídio, das violências doméstica, obstétrica e da mortalidade materna, além de estar na base da pirâmide socioeconômica do país.

Texto: Fritz R. Nunes com informações da revista ‘Marie Claire’
Imagem: Divulgação
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias