MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

22/07/2021   22/07/2021 15h58m   | A+ A- |   268 visualizações

Sedufsm convoca assembleia para discutir eleição à reitoria da UFSM

Evento inicia às 14h da próxima segunda, 26, via Google Meet

 Link para acesso à sala virtual será enviado por email aos(às) sindicalizados(as)
Link para acesso à sala virtual será enviado por email aos(às) sindicalizados(as)

A eleição para a reitoria da UFSM é o ponto de pauta da assembleia docente marcada para a próxima segunda-feira, 26 de julho, com primeira chamada às 13h30 e segunda chamada às 14h. Como vem sendo usual desde o início da pandemia, quando a presencialidade foi suspensa, a assembleia ocorrerá via Google Meet e o link para acesso à sala virtual será enviado por email aos(às) sindicalizados(as). 

Ainda no início desta semana, a diretoria e o Conselho de Representantes da Sedufsm divulgaram nota em que repudiam todas as candidaturas que tenham se inscrito para a composição da lista tríplice nos Conselhos Superiores sem terem participado da pesquisa de opinião feita com a comunidade acadêmica. Na pesquisa, ocorrida no dia 24 de junho, o professor Luciano Schuch obteve 55,41% dos votos da comunidade. 

A segunda etapa das eleições à reitoria está marcada para o dia 28 de julho e consiste na elaboração da lista tríplice a ser encaminhada ao governo federal. Embora o resultado obtido junto aos(às) estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação não seja um condicionante para a eleição nos Conselhos, a tradição democrática construída dentro da universidade sempre garantiu que os(as) conselheiros(as) respeitassem a escolha da comunidade, votando no candidato ou candidata escolhido(a) pelos segmentos. 

Este ano, um fato novo tem motivado discussões, críticas e reações: a inscrição de dois professores que não participaram da etapa anterior. Há poucos dias, matéria publicada aqui em nosso site trazia a opinião de diversos integrantes da comunidade acadêmica, e também egressos da UFSM, acerca da importância da consulta/pesquisa aos segmentos, visto que este é um momento em que as candidaturas apresentam suas propostas à comunidade e são legitimadas ou não por ela. 

A discussão sobre as eleições à reitoria torna-se ainda mais pertinente em um contexto no qual o presidente Jair Bolsonaro tem nomeado, para diversas instituições federais de ensino, pessoas que não tiveram o respaldo das comunidades. Pessoas consideradas, pelo movimento estudantil e sindical, interventoras.

Não esqueça:

ASSEMBLEIA GERAL DA SEDUFSM

Quando? Segunda-feira, 26 de julho

Horário? 13h30 (primeira chamada); 14h (segunda chamada)

Local? Online, via Google Meet. Sindicalizados(as) recebem o link via email

Pautas? 1. Informes; 2. Eleição para a Reitoria da UFSM/Composição da lista tríplice.

 

Texto: Bruna Homrich

Arte: Bruno Silva

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

Fotos da Notícia

 Link para acesso à sala virtual será enviado por email aos(às) sindicalizados(as)

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041