MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

13/08/2021   13/08/2021 12h03m   | A+ A- |   182 visualizações

Confira a Carta do XXII Encontro da Regional RS do ANDES-SN

No documento, seções sindicais gaúchas convidam população a fortalecer luta contra retirada de direitos


Após três dias de debates, acúmulos e encaminhamentos que dão o norte das mobilizações para o próximo período, os(as) participantes do XXII Encontro da Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN tornam pública, nesta sexta-feira, 13, a Carta do encontro. 

Além de lamentar as mais de 560 mil mortes registradas no Brasil em decorrência da Covid-19 e da postura negacionista do governo Bolsonaro, o documento estrutura-se em quatro eixos principais: Contra a Reforma do Ensino Médio e o Desmonte da Educação Pública; Contra o Ensino Remoto; Contra as Intervenções nas IFES e Contra o REUNI Digital. 

A rejeição à Reforma Administrativa e a exigência de revogação da Emenda Constitucional 95 também são elementos norteadores da Carta.

"Diante do cenário apresentado, de inúmeros ataques aos direitos do(a) cidadão(ã) e do desmonte dos serviços públicos, o apoio às lutas de combate e ao enfrentamento à necropolítica dos governos federal, estaduais e municipais, com vistas à construção de unidade na luta com os movimentos negros, LGBTQIA+, dos povos originários e tradicionais, e das pessoas com deficiência e idosas, é essencial. CONCLAMAMOS, portanto, toda a população gaúcha a se informar sobre o que está acontecendo e a LUTAR EM DEFESA DA VIDA E CONTRA A RETIRADA DE DIREITOS", diz trecho final.

Para ler o documento na íntegra, clique aqui: https://en.calameo.com/read/005475439b5e1236df4a8

Encontro 

O XXII Encontro da Regional teve início no dia 23 de julho, com a mesa "A luta contra a Reforma Administrativa", que contou com a participação de Maria Lúcia Fattorelli (Auditoria Cidadã da Dívida) e Fabiano Santos (Fenajufe). 

Já no dia 6 de agosto, a segunda mesa de debate abordou "A precarização do ensino remoto em tempos de pandemia e de Reforma Administrativa", com participação das professoras Vera Jacob (ADUFPA), Suzane Gonçalves (APROFURG) e Amanda Moreira (UERJ). 

Posteriormente, no dia 7 de agosto, o debate girou em torno da "Autonomia e Intervenções nas Ifes", tendo as participações de Rúbia Vogt (ANDES/UFRGS), Celeste Pereira (ADFPel), Claudia Marques Roma (Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD) e Bruno Matias da Rocha (Universidades Federais do Estado do Ceará/ADUFC).

Por fim, a mesa final, ocorrida também no dia 7, deliberou pelos encaminhamentos que foram, posteriormente, sintetizados e expressos na Carta. 

Texto: Bruna Homrich

Print: Aprofurg

Assessoria de Imprensa da Sedufsm 

Fotos da Notícia

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041