Mais de 80 cidades registram ato Fora Bolsonaro no feriado do dia 7 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 09/09/21 12h36m
SVG: views 648 Visualizações

Manifestantes denunciaram negacionismo, desmonte dos serviços públicos e ameaças antidemocráticas

Alt da imagem

A última terça-feira, 7 de setembro, registrou atos Fora Bolsonaro em mais de 80 cidades do país. O ANDES-SN e suas seções sindicais participaram ativamente das ações políticas, que este ano foram incorporadas ao 27º Grito dos Excluídos e das Excluídas, realizado há 27 anos nessa data para fazer um contraponto de resistência à comemoração oficial do dia da Declaração de Independência do Brasil. Esse ano, o Grito teve como mote “Vida em primeiro lugar! Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já!”.

Em Santa Maria, centenas reuniram-se na Praça Saldanha Marinho e expressaram suas denúncias contra a política negacionista do governo federal, que resultou nas até então 584 mil mortes por Covid-19, contra o alto preço da gasolina e da energia e contra as ameaças autoritárias do Executivo federal. Leia mais aqui.

Pelo país, as reivindicações também criticaram a carestia da vida, a miséria, o desemprego, o desmonte dos serviços públicos, a destruição dos direitos sociais, a privatização da Eletrobrás, dos Correios e das demais empresas públicas. Em muitos lugares, os protestos tiveram pontos de arrecadação de alimentos para serem doados às pessoas em situação de fome.

Em Brasília (DF), o ato ocorreu na Torre da TV, com cerca de 5 mil pessoas. As doações foram direcionadas ao Acampamento da 2ª Marcha das Mulheres Indígenas, que acontece na capital do país de 7 a 11 de setembro.

Pela manhã, o ANDES-SN realizou uma transmissão ao vivo, conduzida pela diretora do ANDES-SN Zuleide Queiroz e pelo diretor Osvaldo Coggiola, com análises políticas e participação de representantes de várias seções sindicais diretamente dos atos em suas cidades. Assista:

“Entendemos que a política desse governo é uma política de morte, que levou à miséria e à fome mais de 20 milhões de pessoas em nosso país. É uma política de desmonte dos serviços públicos, de destruição do papel do Estado em atender às necessidades dos trabalhadores e das trabalhadoras. Não é pouca coisa o que está em jogo com a PEC 32, que destrói a saúde, a educação, a assistência social e a segurança pública. Isso tem impacto na vida de todos os brasileiros e as brasileiras”, explicou Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN.

Outra cidade a registrar um grande ato contra o governo foi São Paulo, onde, segundo os organizadores, cerca de 50 mil pessoas reuniram-se no Vale do Anhangabaú. 

Atos bolsonaristas

Manifestantes bolsonaristas protestaram em Brasília, ocasionando tumultos antes e depois do Grito dos Excluídos. São Paulo e Rio de Janeiro também registraram protestos. No Rio, inclusive, um dos manifestantes era Fabrício Queiroz, investigado como responsável por um esquema de “rachadinha”, que consistiu na apropriação dos salários de assessores em mandatos legislativos da família Bolsonaro. Ele foi ovacionado por apoiadores do presidente. 

Em diversas manifestações foram registrados casos de agressão verbal e física por apoiadores de Bolsonaro a trabalhadores e trabalhadoras da imprensa. Alguns precisaram se retirar do local com escolta policial.

 

Fonte e fotos: ANDES-SN

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias