Dica cultural: filme ‘Bela vingança’ põe em xeque o macho-alfa SVG: calendario Publicada em 17/09/21 12h46m
SVG: atualizacao Atualizada em 17/09/21 12h56m
SVG: views 839 Visualizações

Personagem vinga-se de predadores sexuais ao mesmo tempo em que desnuda rede de proteção a machistas

Alt da imagem
Carey Mulligan, no papel de Cassandra, chegou a ser indicada a melhor atriz no Oscar 2021

Sextou na quarentena! Para muitas pessoas, a quarentena já acabou. No entanto, a variante Delta está aí e é bom seguir se cuidando. Nesta sexta, 17, a dica cultural é um filme que devia ser visto por pessoas de todos os gêneros: ‘Bela vingança’, do diretor Emerald Fennel, lançado no Brasil este ano e que obteve diversos prêmios em festivais de cinema mundo afora, inclusive no Oscar. A estrela central da história é a atriz britânica Carey Mulligan, que apesar dos seus 36 anos, possui uma carreira consolidada e bastante elogiada a partir de filmes como “Drive” (2011), “Shame” (2011) e “As sufragistas” (2015).


O enredo de ‘Bela vingança’ gira em torno de Cassandra (Carey Mulligan) que se aventura em bares e casas noturnas em busca de parceiros. Aparentemente bêbada, na hora da intimidade ela surpreende os “predadores sexuais” que esperavam subjugá-la. A jornada incansável de Cassandra guarda um segredo a partir de um fato trágico ocorrido com uma colega dos tempos da faculdade.

O filme poderia até ser visto como uma espécie de contraponto a outros considerados “clássicos” do cinema, mas que olhados na perspectiva dos dias atuais, glamurizam o machismo e a objetificação das mulheres, como são o caso de “Atração fatal” (1988) e “Instinto Selvagem” (1992). No entanto, ‘Bela vingança’ é bem mais que isso. Representa um tapa na cara na hipocrisia de uma sociedade, composta por homens e mulheres, que às vezes forma uma espécie de rede de proteção ao comportamento abusivo daqueles que se acham “macho-alfa”.

Sem mais spoilers: “Promising young woman” (título em inglês), que recebeu o Oscar em 2021 por roteiro original, pode ser visto em plataformas de streaming, entre elas, Claro Video (Now), iTunes e Google Play. Não deixe de assistir!



 

Texto: Fritz R. Nunes
Imagens: Divulgação
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias