GTSSA da Sedufsm promove consulta sobre adoecimento docente na pandemia SVG: calendario Publicada em 22/09/21 10h01m
SVG: atualizacao Atualizada em 22/09/21 10h14m
SVG: views 645 Visualizações

Questionário deverá ser enviado pela Progep/UFSM aos e-mails dos(as) docentes

Alt da imagem

“Avaliar e analisar os impactos nos ambientes de trabalho e familiar sofrido pelos docentes durante a pandemia”. Este é o tema da consulta pública a ser promovida pelo Grupo de Trabalho Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) da Sedufsm.

O questionário já está pronto, contudo aguarda aval da Administração Central da UFSM, pois a ideia é que o material seja disparado eletronicamente pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da instituição, órgão que detém os endereços de e-mails da categoria. A solicitação formal à reitoria foi realizada no último dia 9 de setembro.

No email, o(a) docente (sindicalizado(a) ou não) receberá um texto de apresentação da consulta e o formulário para registrar as respostas. Após responder de forma virtual o documento, deve enviá-lo para sedufsm@terra.com.br.

Francisco Freitas, integrante do GTSSA, explica que a consulta integra um Plano de Ação elaborado pelo grupo como estratégia para fazer frente aos ataques contra trabalhadores e trabalhadoras do sistema federal de ensino. Tal Plano, apresentado e aprovado em assembleia da Sedufsm, seria alicerçado em cinco eixos e ações: Aumentar a participação dos Docentes; Saúde dos docentes; Carreira docente versus aposentados; Articular integração entre os GTSSA das IFEs da Regional Rio Grande do Sul; e Sistematizar os debates do GT, constituindo, assim, a narrativa do Grupo.

“Neste contexto, o GT busca se integrar em uma gestão dos corpos, das vidas e dos afetos dos trabalhadores da educação na Ufsm em conexões e desconexões, relações e vibrações, características da dinâmica social num pretencioso processo de autogestão e convivialidade, como proposta de ir para além da destruição, sufocamento e apagamento da memória coletiva dos experimentos coletivos no âmbito dos docentes. Nesta conjuntura, a pandemia do Covid-19, numa lógica capitalista a afetar as entranhas do capital, acaba por desconsiderar e, até mesmo, negar o impacto da pandemia na vidas dos trabalhadores, em especial, daqueles e daquelas trabalhadoras da educação na Ufsm”, explica Freitas.

Seis eixos elementares

A consulta pública a ser encaminhada aos(às) docentes assenta-se sobre seis eixos fundamentais do trabalho durante a pandemia: Impactos Estruturais e Metodológicos; Impactos Ergonômicos; Impactos Financeiros; Impactos Orgânicos; Impactos Emocionais e Psíquicos, Impactos Familiares.

“Assim, busca-se compreender e conhecer as condições objetivas em que docentes da Universidade se encontram neste momento, a partir dos próprios docentes, para com isso podermos propor, junto às instâncias cabíveis, medidas de defesa e proteção do trabalho docente e, com efeito, defendermos e afirmarmos a Vida dos trabalhadores em educação na Ife”, conclui Freitas.

Assim que a consulta tiver recebido o aval da Reitoria e começar a ser enviada à categoria, publicaremos aqui em nosso site.

 

Texto: Bruna Homrich

Arte: Bruno Silva

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

.

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias