MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

22/09/2021   22/09/2021 10h14m   | A+ A- |   195 visualizações

GTSSA da Sedufsm promove consulta sobre adoecimento docente na pandemia

Questionário deverá ser enviado pela Progep/UFSM aos e-mails dos(as) docentes

Consulta investiga seis eixos do trabalho durante a pandemia
Consulta investiga seis eixos do trabalho durante a pandemia

“Avaliar e analisar os impactos nos ambientes de trabalho e familiar sofrido pelos docentes durante a pandemia”. Este é o tema da consulta pública a ser promovida pelo Grupo de Trabalho Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) da Sedufsm.

O questionário já está pronto, contudo aguarda aval da Administração Central da UFSM, pois a ideia é que o material seja disparado eletronicamente pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da instituição, órgão que detém os endereços de e-mails da categoria. A solicitação formal à reitoria foi realizada no último dia 9 de setembro.

No email, o(a) docente (sindicalizado(a) ou não) receberá um texto de apresentação da consulta e o formulário para registrar as respostas. Após responder de forma virtual o documento, deve enviá-lo para [email protected].

Francisco Freitas, integrante do GTSSA, explica que a consulta integra um Plano de Ação elaborado pelo grupo como estratégia para fazer frente aos ataques contra trabalhadores e trabalhadoras do sistema federal de ensino. Tal Plano, apresentado e aprovado em assembleia da Sedufsm, seria alicerçado em cinco eixos e ações: Aumentar a participação dos Docentes; Saúde dos docentes; Carreira docente versus aposentados; Articular integração entre os GTSSA das IFEs da Regional Rio Grande do Sul; e Sistematizar os debates do GT, constituindo, assim, a narrativa do Grupo.

“Neste contexto, o GT busca se integrar em uma gestão dos corpos, das vidas e dos afetos dos trabalhadores da educação na Ufsm em conexões e desconexões, relações e vibrações, características da dinâmica social num pretencioso processo de autogestão e convivialidade, como proposta de ir para além da destruição, sufocamento e apagamento da memória coletiva dos experimentos coletivos no âmbito dos docentes. Nesta conjuntura, a pandemia do Covid-19, numa lógica capitalista a afetar as entranhas do capital, acaba por desconsiderar e, até mesmo, negar o impacto da pandemia na vidas dos trabalhadores, em especial, daqueles e daquelas trabalhadoras da educação na Ufsm”, explica Freitas.

Seis eixos elementares

A consulta pública a ser encaminhada aos(às) docentes assenta-se sobre seis eixos fundamentais do trabalho durante a pandemia: Impactos Estruturais e Metodológicos; Impactos Ergonômicos; Impactos Financeiros; Impactos Orgânicos; Impactos Emocionais e Psíquicos, Impactos Familiares.

“Assim, busca-se compreender e conhecer as condições objetivas em que docentes da Universidade se encontram neste momento, a partir dos próprios docentes, para com isso podermos propor, junto às instâncias cabíveis, medidas de defesa e proteção do trabalho docente e, com efeito, defendermos e afirmarmos a Vida dos trabalhadores em educação na Ife”, conclui Freitas.

Assim que a consulta tiver recebido o aval da Reitoria e começar a ser enviada à categoria, publicaremos aqui em nosso site.

 

Texto: Bruna Homrich

Arte: Bruno Silva

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

.

Fotos da Notícia

Consulta investiga seis eixos do trabalho durante a pandemia

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041