MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

25/10/2021   25/10/2021 09h58m   | A+ A- |   231 visualizações

Ato na praça marca dia em defesa da ciência em Santa Maria

Entidades estudantis organizam manifestação contra cortes do governo na tarde desta terça, 26


A cidade de Santa Maria está no mapa das manifestações em defesa da educação e da ciência que ocorrem nesta terça, 26, em todo o país. Na semana que passou, entidades como o Diretório Central de Estudantes (DCE-UFSM) e Associação de Pós-Graduandos (APG) deliberaram por realizar um ato na praça Saldanha Marinho, que deve iniciar a partir das 17h, culminando por volta das 18h30. A Sedufsm também terá representantes nessa atividade.

O ato na praça desta terça-feira faz parte das mobilizações nacionais chamadas para o dia 26 pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre outras entidades acadêmicas e científicas. A pauta inclui a questão do recente corte de 92% por parte do governo Bolsonaro no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e o atraso no pagamento das bolsas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), programas fundamentais para a formação de professores (as).

Os efeitos dos cortes e também do atraso em pagamentos de bolsas de programas atingem cientistas, mas também poderão impactar em laboratórios, que correm risco de ficar sem insumos. Dessa forma, cresce a possibilidade de um apagão da ciência no Brasil. A formação de professoras e professores está em risco tanto em universidades públicas quanto em universidades privadas e comunitárias. 

Programação

As entidades organizadoras do “Ato em defesa da ciência, da vida e pelo Fora Bolsonaro, Mourão e Aliados”, ressaltam que a partir das 17h ocorrerão ações de panfletagem e sensibilização da comunidade na praça Saldanha Marinho. Também ressaltam que a atividade está aberta para quem quiser levar banners e outros objetos de exposição. As falações estão previstas para ocorrer a partir das 18h30.

O evento também será transmitido pelo Facebook e o link é: https://fb.me/e/2Hri85WyZ

 

Texto: Fritz R. Nunes com informações e imagens do DCE-UFSM e APG
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

Fotos da Notícia

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041