MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

26/10/2021   26/10/2021 20h16m   | A+ A- |   202 visualizações

Estudantes ocupam as ruas em defesa da educação e da ciência

Corte de recursos e atraso em pagamento de bolsas Pibid e RP geram protesto contra Bolsonaro

Manifestantes fizeram caminhada pelo Calçadão de Santa Maria
Manifestantes fizeram caminhada pelo Calçadão de Santa Maria

Estudantes de Santa Maria, com o apoio de diversas entidades, entre elas, a Sedufsm, realizaram uma manifestação no final da tarde desta terça, 26, na praça Saldanha Marinho. O objetivo do ato, organizado por diversos coletivos, entre eles, o DCE da UFSM e Associação de Pós-Graduandos (APG), era o de repudiar a política do governo Bolsonaro para a educação e para a ciência e tecnologia. Nas últimas semanas, o atual governo e sua  equipe econômica foram responsáveis por um corte de 92% no orçamento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo atraso no pagamento de bolsas de programas de formação de docentes, tais como o Pibid e o Residência Pedagógica (RP).

Além de confeccionarem e espalharem faixas pelo chão da praça, houve ainda a leitura de um documento com críticas às iniciativas do governo Bolsonaro que prejudicam a ciência do país, e uma caminhada pela primeira quadra do Calçadão da Dr. Bozano, no centro de Santa Maria. Durante o trajeto, diversas palavras de ordem lembraram os ataques à educação, tanto do Presidente da República como de seu ministro da Economia, Paulo Guedes. “Que contradição, tem dinheiro para a milícia, mas não tem para a educação”; ou ainda: “Guedes, fascista, capacho imperialista”.

Representando a diretoria da Sedufsm na manifestação estiveram o professor Leonardo Botega e as professoras Terezinha Weiller e Liane Weber.

Pelo país

A manifestação desta terça-feira foi chamada por entidades de representação nacional, como é o caso da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), que aprovaram que o dia de hoje seria de paralisações.

Na capital paulista (foto acima), entidades estudantis e vinculadas à pesquisa científica realizaram atos em frente ao Museu (Masp) e também na Avenida Paulista. Outras capitais, como a do Rio de Janeiro, também foram palco de protestos.
 

(MAIS FOTOS ABAIXO, EM ANEXO)

 

Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Fritz Nunes e ANPG
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

 

 

Fotos da Notícia

Manifestantes fizeram caminhada pelo Calçadão de Santa Maria Manifestação de representante do DCE Foto coletiva na praça Faixa com protesto contra o corte de bolsas Protesto organizado pela ANPG na Aveina Paulista, em SP Material de entidades como a ANPG

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041