Estudantes ocupam as ruas em defesa da educação e da ciência SVG: calendario Publicada em 26/10/21 20h06m
SVG: atualizacao Atualizada em 26/10/21 20h16m
SVG: views 558 Visualizações

Corte de recursos e atraso em pagamento de bolsas Pibid e RP geram protesto contra Bolsonaro

Alt da imagem
Manifestantes fizeram caminhada pelo Calçadão de Santa Maria

Estudantes de Santa Maria, com o apoio de diversas entidades, entre elas, a Sedufsm, realizaram uma manifestação no final da tarde desta terça, 26, na praça Saldanha Marinho. O objetivo do ato, organizado por diversos coletivos, entre eles, o DCE da UFSM e Associação de Pós-Graduandos (APG), era o de repudiar a política do governo Bolsonaro para a educação e para a ciência e tecnologia. Nas últimas semanas, o atual governo e sua  equipe econômica foram responsáveis por um corte de 92% no orçamento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo atraso no pagamento de bolsas de programas de formação de docentes, tais como o Pibid e o Residência Pedagógica (RP).

Além de confeccionarem e espalharem faixas pelo chão da praça, houve ainda a leitura de um documento com críticas às iniciativas do governo Bolsonaro que prejudicam a ciência do país, e uma caminhada pela primeira quadra do Calçadão da Dr. Bozano, no centro de Santa Maria. Durante o trajeto, diversas palavras de ordem lembraram os ataques à educação, tanto do Presidente da República como de seu ministro da Economia, Paulo Guedes. “Que contradição, tem dinheiro para a milícia, mas não tem para a educação”; ou ainda: “Guedes, fascista, capacho imperialista”.

Representando a diretoria da Sedufsm na manifestação estiveram o professor Leonardo Botega e as professoras Terezinha Weiller e Liane Weber.

Pelo país

A manifestação desta terça-feira foi chamada por entidades de representação nacional, como é o caso da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), que aprovaram que o dia de hoje seria de paralisações.

Na capital paulista (foto acima), entidades estudantis e vinculadas à pesquisa científica realizaram atos em frente ao Museu (Masp) e também na Avenida Paulista. Outras capitais, como a do Rio de Janeiro, também foram palco de protestos.
 

(MAIS FOTOS ABAIXO, EM ANEXO)

 

Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Fritz Nunes e ANPG
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias