MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

20/11/2021   20/11/2021 20h24m   | A+ A- |   174 visualizações

Ato da Negritude de Santa Maria ocupa a praça no 20 de novembro

Manifestantes lembraram vítimas do ódio racial e repudiaram governo Bolsonaro

Vítimas da violência e ódio raciais foram lembradas com reverência em ato na Saldanha Marinho
Vítimas da violência e ódio raciais foram lembradas com reverência em ato na Saldanha Marinho

Um ato contra o preconceito, o ódio racial, de repúdio às políticas do governo Bolsonaro, mas permeado por manifestações culturais e religiosas. Assim pode ser resumida a atividade unificada entre coletivos do movimento negro de Santa Maria e entidades sindicais e movimentos sociais neste sábado. O evento ocorreu ao final da tarde deste sábado, 20 de novembro, dia da consciência negra, na praça Saldanha Marinho. Desde maio deste ano, têm se intensificado a mobilização do “Fora Bolsonaro e Mourão”.

Para o vice-presidente da Sedufsm, professor Ascísio Pereira, a atividade foi de extrema importância, na medida em que a luta das populações da periferia, do povo pobre, desempregado, tem que ser somada com todos (e todas) que se mobilizam contra as políticas do governo Bolsonaro, que não atacam apenas a universidade, os serviços públicos. “São políticas que atingem os setores mais enfraquecidos economicamente, que dependem de saúde pública, da educação pública, e que não têm como acessá-las devido ao desmonte que vem ocorrendo”.

Maria Rita Py Dutra (foto acima), professora estadual aposentada, vereadora em exercício, e atual coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU), ressaltou a importância de as forças se somarem contra o ódio e em defesa da justiça social. “Precisamos elevar a luta, construindo consciências em defesa de um mundo melhor, com mais igualdade, justiça e felicidade”, frisou. A dirigente do MNU também entende que há um avanço no reconhecimento das pautas do movimento negro na sociedade. Contudo, avaliou que ainda “há muito o que fazer para construirmos uma sociedade com relações mais respeitosas e harmoniosas.”

Durante o evento na praça, algumas manifestações de integrantes de religiões de matriz africana, apresentações musicais, como a do rapper KMZ, apresentações de dança, e uma encenação bastante tocante, do militante do movimento negro, Gustavo Rocha (Afroguga), lembrando a série de assassinatos ocorrida no Brasil nos últimos tempos, seja o caso de João Alberto, morto a socos, em 19 de novembro de 2020, no supermercado Carrefour, em Porto Alegre, sejam as mortes por tiro, de Marielle Franco, Gustavo Amaral, entre outros (as).

Afroguga (foto acima) durante a encenação

Além das leituras dos nomes de várias das vítimas negras, também foram distribuídas fitinhas azuis ao público presente, que depois puderam pendurá-las em uma pequena cruz montada próximo ao palco da praça. “Vidas negras importam”, foi a expressão mais entoada durante o ato.
 

(Mais fotos abaixo, em anexo, ou no facebook da Sedufsm)

Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Bruno Silva
Assessoria de imprensa da Sedufsm

Fotos da Notícia

Vítimas da violência e ódio raciais foram lembradas com reverência em ato na Saldanha Marinho Professora Maria Rita Py Dutra falou pelo movimento negro unificado Afroguga durante a encenação sobre as vidas negras que foram mortas Fitinhas lembrando as vítimas negras Diretores e diretoras da Sedufsm Maria Rira Py Dutra

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041