‘Dezembro vermelho’ tem programação de atividades de combate ao HIV SVG: calendario Publicada em 30/11/21 17h57m
SVG: atualizacao Atualizada em 30/11/21 18h16m
SVG: views 477 Visualizações

Fórum municipal junto com outras entidades coordena agenda de ações na praça e na comunidade

Alt da imagem

Iniciou nesta terça, 30 de novembro, a programação do ‘dezembro vermelho’ em Santa Maria. As atividades prosseguem na manhã desta quarta, 1º, na praça Saldanha Marinho, e também ao longo das próximas semanas. Os eventos foram planejados de forma conjunta entre o Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV e Prefeitura de Santa Maria, através da secretaria de Saúde.

O Fórum, que passou a atuar este ano, é um órgão recente, institucionalizado por portaria municipal em agosto deste ano e lançado no mês seguinte, na Câmara de Vereadores. Corresponde a uma associação de direito privado, integrada por mais de 30 entidades, entre grupos, coletivos, usuários (as), serviços de saúde e assistência, representantes dos gestores públicos, etc. Dentre os objetivos do Fórum estão incentivar, orientar, denunciar, aprofundar a discussão sobre a vulnerabilidade frente à AIDS, proporcionando um espaço comum para discutir a temática.

A programação do dezembro vermelho, que iniciou nesta terça, com a fixação de laços vermelhos e simbólicos em monumentos de Santa Maria, tem uma agenda, nos próximos dias, que inclui pedaladas e ações na comunidade:

1º de dezembro (quarta-feira)- 10h às 15h, na praça Saldanha Marinho, haverá uma tenda da saúde com oferta de autoteste de HIV, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, distribuição de preservativos internos, externos, além de gel lubrificantes. Ocorrerão ainda apresentações artísticas.

11 de dezembro (sábado)- a partir das 9h30min, com saída da frente da secretaria municipal de Saúde, um passeio de bicicleta. É preciso fazer inscrição pela internet, cujo prazo já está aberto. Durante a “pedalada” haverá distribuição de brindes, kit prevenção e lanche.

Obs: Todos os participantes deverão estar de camiseta vermelha, sendo que o capacete é de uso obrigatório.

12 de dezembro (domingo)- comemoração dos 30 anos da ocupação da Nova Santa Marta, com presença da Unidade Móvel no bairro a partir das 9h. Estarão sendo feitos testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C; ofertados autotestes de HIV, preservativos, gel lubrificante, materiais informativos impressos.


Texto: Fritz R. Nunes
Imagens: Fórum Municipal
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias