Dica: ‘A Palestina Brasileira’ é destaque em sessão de cinema da Cesma
Publicada em
10/12/21 10h29m
Atualizada em
10/12/21 10h42m
789 Visualizações
Professor Gihad Mohamad explica motivos para assistir ao documentário nesta sexta, 10

Sextou! Nesta sexta, a dica cultural é do professor Gihad Mohamad, do Centro de Tecnologia da UFSM. A sugestão é assistir ao documentário “A Palestina Brasileira”, escrito e dirigido pelo brasileiro Omar Luiz de Barros Filho. O filme será exibido na noite desta sexta, 10 de dezembro, a partir das 20h, na Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), e após a veiculação haverá um bate-papo com o diretor. A entrada é gratuita, mas há necessidade de convite para ingresso no local. Os convites estão distribuídos com um grupo de pessoas que apoiam o evento, como é o caso do professor Gihad. Mais detalhes sobre a exibição, logo abaixo, após o comentário.
“A Palestina Brasileira é um documentário escrito e dirigido pelo cineasta brasileiro Omar Luiz de Barros Filho, com cenas filmadas no sul do Brasil e na Cisjordânia. O filme revela a vida de imigrantes palestinos do Rio Grande do Sul e seus descendentes, refugiados, que buscam na diáspora a integração plena e uma nova cidadania no Brasil. Seis famílias palestinas moradoras do Sul do Brasil compartilham suas histórias e seu dia a dia, refletindo sobre preconceitos, perseguições e guerra, enquanto conciliam os valores éticos e religiosos da sua cultura tradicional com o seu lar atual.
Convites podem ser adquiridos com o professor Gihad (detalhes, ao final do texto)
As filmagens que compõem o documentário aconteceram em cinco cidades do estado (Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, Uruguaiana e Santana do Livramento) e, também, em diversas cidades da Palestina, entre julho e novembro de 2016.
O filme traz uma linguagem das emoções, mostrando os laços familiares que foram abandonados por razões políticas e econômicas. Foram entrevistadas famílias que vieram para o Brasil entre a década de 1950 e 1960, logo após a fundação do estado de Israel, que originou os conflitos na região”.
Gihad Mohamad
Professor do departamento de Estrutura e Construção Civil do CT-UFSM.
Exibição
Cinema da Cesma, em Santa Maria, 10 de dezembro de 2021, às 20h
Localização: rua Professor Braga, nº 55 (3º andar)
Convites podem ser adquiridos com o professor Gihad Mohamad, cujo contato é: 55 981422533 (fone/whats).
Imagens: Divulgação e arquivo pessoal
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)
Galeria de fotos na notícia
