MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Notícias

07/01/2022   07/01/2022 10h37m   | A+ A- |   441 visualizações

Dica: para conhecer mais sobre a fabulosa Elza Soares

Professor Marcio Badke indica leitura da biografia da cantora

Elza Soares: mulher, negra, periférica. Livro aborda da infância pobre ao sucesso
Elza Soares: mulher, negra, periférica. Livro aborda da infância pobre ao sucesso

Sextou! Neste início de 2022, ainda sob a sombra da pandemia, seguimos com a dica cultural das sextas-feiras. E, nesta, 7 de janeiro, a sugestão é do professor Marcio Badke, do departamento de Enfermagem da UFSM. Badke sugere a leitura da biografia da cantora Elza Soares, intitulada “Elza”. A publicação, lançada em 2018, é de autoria do jornalista Zeca Camargo, durante muitos anos repórter da Rede Globo.

O jornalista narra a história de Elza Soares, da infância pobre ao sucesso, consagrada em discos que marcaram a música brasileira. Nas palavras de Zeca Camargo: “Esta é a versão final, definitiva, contada por ela. Elaborada por mim, mas a matéria-prima é a memória da Elza”. O livro tem 400 páginas e pode ser encontrado em sites de vendas a partir de 25 reais (Americanas), 29 reais (Amazon).

“Minha sugestão cultural para esse período de descanso é a fascinante biografia de Elza Soares, uma das maiores intérpretes e compositoras da Música Popular Brasileira. Mulher negra, periférica e de posicionamento coerente com sua origem e história de vida, forjada num país socialmente desigual e de triste herança escravocrata. A obra aborda sua infância miserável no subúrbio do Rio de Janeiro, os difíceis caminhos percorridos até alcançar o merecido sucesso, assim como os problemas e perdas familiares enfrentados desde cedo e que, infelizmente se sucederam ao longo de sua vida.

Elza, sem dúvidas, é um exemplo de superação e resiliência, pois mesmos com os abusos e preconceitos sofridos em função de sua cor, origem e sexo, sua voz não se calou. Seu brilho não fora ofuscado, mesmo durante os momentos mais tensos e baixos de sua brilhante carreira. No decorrer da leitura ainda é possível observar, a posição destinada as mulheres pela sociedade brasileira dos anos de 60, 70, 80...especialmente quando sua vida íntima e social ao lado de um dos maiores jogadores da história da seleção brasileira, o polêmico Mané Garrincha é abordada.

Sem dúvidas, a mulher do fim do mundo, vinda do planeta fome e dona de um timbre de voz inconfundível, tem muito a dizer e ensinar! Por sua história de vida e pelo que Elza representa, minha sugestão cultural vai para sua biografia!”.


Marcio Rossato Badke

Professor do departamento de Enfermagem da UFSM.

 

Imagens: Facebook e arquivo pessoal
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

Fotos da Notícia

Elza Soares: mulher, negra, periférica. Livro aborda da infância pobre ao sucesso Capa do livro Professor Marcio Badke

Compartilhe com sua rede social


© 2022 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041