Dica: para conhecer mais sobre a fabulosa Elza Soares SVG: calendario Publicada em 07/01/22 10h21m
SVG: atualizacao Atualizada em 07/01/22 10h37m
SVG: views 1841 Visualizações

Professor Marcio Badke indica leitura da biografia da cantora

Alt da imagem
Elza Soares: mulher, negra, periférica. Livro aborda da infância pobre ao sucesso

Sextou! Neste início de 2022, ainda sob a sombra da pandemia, seguimos com a dica cultural das sextas-feiras. E, nesta, 7 de janeiro, a sugestão é do professor Marcio Badke, do departamento de Enfermagem da UFSM. Badke sugere a leitura da biografia da cantora Elza Soares, intitulada “Elza”. A publicação, lançada em 2018, é de autoria do jornalista Zeca Camargo, durante muitos anos repórter da Rede Globo.

O jornalista narra a história de Elza Soares, da infância pobre ao sucesso, consagrada em discos que marcaram a música brasileira. Nas palavras de Zeca Camargo: “Esta é a versão final, definitiva, contada por ela. Elaborada por mim, mas a matéria-prima é a memória da Elza”. O livro tem 400 páginas e pode ser encontrado em sites de vendas a partir de 25 reais (Americanas), 29 reais (Amazon).

“Minha sugestão cultural para esse período de descanso é a fascinante biografia de Elza Soares, uma das maiores intérpretes e compositoras da Música Popular Brasileira. Mulher negra, periférica e de posicionamento coerente com sua origem e história de vida, forjada num país socialmente desigual e de triste herança escravocrata. A obra aborda sua infância miserável no subúrbio do Rio de Janeiro, os difíceis caminhos percorridos até alcançar o merecido sucesso, assim como os problemas e perdas familiares enfrentados desde cedo e que, infelizmente se sucederam ao longo de sua vida.

Elza, sem dúvidas, é um exemplo de superação e resiliência, pois mesmos com os abusos e preconceitos sofridos em função de sua cor, origem e sexo, sua voz não se calou. Seu brilho não fora ofuscado, mesmo durante os momentos mais tensos e baixos de sua brilhante carreira. No decorrer da leitura ainda é possível observar, a posição destinada as mulheres pela sociedade brasileira dos anos de 60, 70, 80...especialmente quando sua vida íntima e social ao lado de um dos maiores jogadores da história da seleção brasileira, o polêmico Mané Garrincha é abordada.

Sem dúvidas, a mulher do fim do mundo, vinda do planeta fome e dona de um timbre de voz inconfundível, tem muito a dizer e ensinar! Por sua história de vida e pelo que Elza representa, minha sugestão cultural vai para sua biografia!”.


Marcio Rossato Badke

Professor do departamento de Enfermagem da UFSM.

 

Imagens: Facebook e arquivo pessoal
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias