UFSM determina jornada híbrida de trabalho devido à Covid-19 SVG: calendario Publicada em 13/01/22 11h37m
SVG: atualizacao Atualizada em 13/01/22 11h38m
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Mudança ocorre a partir desta sexta, 14, e segue orientações do COE-E da instituição

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Vista área do campus de Camobi, na altura do prédio da reitoria

A partir desta sexta, 14, a UFSM passa a realizar jornada de trabalho híbrida, em turnos alternados de revezamento entre servidores (as). A mudança consta da Instrução Normativa N. 041, de 12 de janeiro de 2022 que se embasa nas orientações do Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação (COE-E UFSM).

Conforme a determinação, as atividades administrativas deverão ser realizadas nos horários já praticados pelas unidades administrativas da Universidade, a partir da organização estabelecida pela chefia imediata.

A dinâmica será dividida em turnos alternados de 4 horas presenciais e 4 horas remotas em revezamento, sendo que 50% dos servidores das unidades deverão cumprir sua jornada presencial no turno da manhã e os outros 50% dos servidores no turno da tarde. Sempre respeitando o limite de ocupação dos ambientes institucionais e realizando o registro de frequência dos períodos de atividades presenciais. 

As e os docentes poderão desenvolver suas atividades acadêmicas, tais como aulas, atividades de pesquisa e extensão em salas e laboratórios no âmbito da Instituição, seguindo o fluxo normal de atividades acadêmicas, em conformidade com a Resolução UFSM N. 042, de 09 de fevereiro de 2021 (REDE). Nestes ambientes de trabalho, as salas de aula, os laboratórios e os espaços de circulação deverão garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro em todas as direções no entorno da pessoa que está no ambiente. 

Durante o exercício de atividades presenciais, devem ser observados e cumpridos os protocolos de segurança constantes no Manual de Biossegurança da UFSM e nas demais legislações vigentes. Vale ressaltar que a máscara facial é de uso obrigatório, e de responsabilidade de cada um, sendo recomendado o uso do modelo PFF2 ou KN95. Além da higienização periódica das mãos com álcool gel 70%, disponibilizado pela UFSM em todas as unidades.

Automonitoramento

Ressalta-se que o automonitoramento é de extrema importância nesse contexto, e que cabe a cada indivíduo monitorar a presença de sintomas, e informar a sua chefia imediata. Além disso, deve ser encaminhado para o COE-E o estado de saúde do servidor, em conjunto com os resultados dos exames positivados para Covid-19, para o endereço de e-mail  coe@ufsm.br.

As medidas contidas nas Portarias Normativas serão reavaliadas a cada semana, podendo mudar de acordo com a situação epidemiológica. Casos específicos podem ser tratados com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), e com a chefia de cada unidade. Em caso de dúvidas de ordem epidemiológica e sanitária, entrar em contato com as Comissões Setoriais de Biossegurança.

Em reunião do COE-E da UFSM ocorrida esta semana também foi orientado que seja suspensa a realização de eventos e reuniões presenciais na sede da UFSM e demais campi da instituição. Confira aqui mais informações sobre as orientações do COE-E.

 

Fonte e imagem: UFSM
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

 

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