MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Notícias

14/01/2022   14/01/2022 13h48m   | A+ A- |   366 visualizações

Dica: professora sugere filme documental sobre Edmundo Cardoso

Clara Kurtz destaca a obra que resgata um dos grandes personagens da cultura santa-mariense

Cena do filme sobre Edmundo Cardoso, que tem cenas no Theatro 13 de Maio
Cena do filme sobre Edmundo Cardoso, que tem cenas no Theatro 13 de Maio

Sextou! Nesta sexta, 14, a dica cultural é da professora Clara Kurtz, aposentada do curso de Arquivologia da UFSM. Ela indica uma obra pouco comentada e que resgata a história de um dos maiores personagens da cultura de Santa Maria: Edmundo Cardoso. Edmundo está em casa, o filme” tem duração de pouco mais de 1h16min e a direção de Láedio José Martins, com a participação de muitos artistas (atores e atrizes) já conhecidos da comunidade santa-mariense. A mobilização para que se chegasse ao filme contou com diversos apoiadores (as), entre eles, a Associação de Amigos da Casa de Memória Edmundo Cardoso, a Casa Gabbi Arte e Cultura e o Ateliê do Comediante. Confira abaixo, a dica da professora Clara Kurtz.

“Relembrando personagens da História de Santa Maria

Quando se fala em teatro e cinema, em Santa Maria, o nome de Edmundo Cardoso logo vem à mente. Desde jovem, incentivado por seu pai, foi um amante da leitura, do cinema, tendo criado o Primeiro Clube de Cinema da cidade, em 1951, assim como grande apreciador do teatro, criando em 1943, a Escola de Teatro Leopoldo Fróes, da qual foi diretor e ator por quarenta anos. Edmundo foi o legítimo representante da cena cultural de Santa Maria no século XX.

Com o objetivo de contar a história de Edmundo Cardoso no Teatro, apoiados pela Lei Aldir Blanc,  no bojo do Edital Criação e Formação: Diversidade das Culturas, da Fundação Marcopolo em parceria com a SEDAC/RS, em 2021, a Associação de Amigos da Casa de Memória Edmundo Cardoso, a Casa Gabbi Arte e Cultura e o Ateliê do Comediante realizaram espetáculo  audiovisual e teatral “Edmundo está em Casa – O Filme”, sob a direção de Laédio José Martins, diretor, dramaturgo e idealizador do espetáculo teatral que congrega pesquisa histórica, encenação, poesia, artes visuais e registro audiovisual.


Edmundo Cardoso

O filme contou com a participação de consagrados a atores, de diferentes grupos teatrais, da área cultural da cidade. No papel de Edmundo criança, o ator Miguel Silveira, Edmundo adulto, temos a excelente representação de Joel Cambraia e no papel de Edmundo com mais idade, o consagrado Luciano Gabbi, que já participou de outros projetos de educação patrimonial realizados pela AACMEC, em anos anteriores. Além dos três personagens representando Edmundo, são destaque a atriz Janaína Castaldello, no papel de Edna May Cardoso, primeira esposa de Edmundo, Denise Copetti como a mãe de Edmundo, Cândice Lorenzoni, no papel de Maria Della Costa e Helquer Paez, como o pai de Edmundo e encenando Procópio Ferreira num encontro com Edmundo em Santa Maria, no ano de 1946.

Outros atores como Bebeto Badke, Sérgio André, Debora Mattiuzzi e Rafaela Drey Costa também participam. O filme conta também com uma narrativa de Therezinha de Jesus Pires Santos, segunda esposa de Edmundo Cardoso, que nos fala sobre sua vida com Edmundo.

O filme “Edmundo está em Casa” teve o apoio de instituições parceiras como UFSM, UFN, TV Ovo, Theatro Treze de Maio, Prefeitura Municipal de Santa Maria e Casa de Memória Edmundo Cardoso dentre outras empresas que apoiam e acreditam na Cultura e na história de Santa Maria.”

Assista “Edmundo está em Casa” no canal do Youtube do Ateliê do Comediante:



Clara Kurtz

Professora aposentada do curso de Arquivologia da UFSM.


Imagens: Arquivo pessoal
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

Fotos da Notícia

Cena do filme sobre Edmundo Cardoso, que tem cenas no Theatro 13 de Maio O santa-mariense Edmundo Cardoso Professora Clara Kurtz

Compartilhe com sua rede social


© 2022 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041