Dica: professora sugere filme documental sobre Edmundo Cardoso SVG: calendario Publicada em 14/01/22 12h40m
SVG: atualizacao Atualizada em 14/01/22 13h48m
SVG: views 1775 Visualizações

Clara Kurtz destaca a obra que resgata um dos grandes personagens da cultura santa-mariense

Alt da imagem
Cena do filme sobre Edmundo Cardoso, que tem cenas no Theatro 13 de Maio

Sextou! Nesta sexta, 14, a dica cultural é da professora Clara Kurtz, aposentada do curso de Arquivologia da UFSM. Ela indica uma obra pouco comentada e que resgata a história de um dos maiores personagens da cultura de Santa Maria: Edmundo Cardoso. Edmundo está em casa, o filme” tem duração de pouco mais de 1h16min e a direção de Láedio José Martins, com a participação de muitos artistas (atores e atrizes) já conhecidos da comunidade santa-mariense. A mobilização para que se chegasse ao filme contou com diversos apoiadores (as), entre eles, a Associação de Amigos da Casa de Memória Edmundo Cardoso, a Casa Gabbi Arte e Cultura e o Ateliê do Comediante. Confira abaixo, a dica da professora Clara Kurtz.

“Relembrando personagens da História de Santa Maria

Quando se fala em teatro e cinema, em Santa Maria, o nome de Edmundo Cardoso logo vem à mente. Desde jovem, incentivado por seu pai, foi um amante da leitura, do cinema, tendo criado o Primeiro Clube de Cinema da cidade, em 1951, assim como grande apreciador do teatro, criando em 1943, a Escola de Teatro Leopoldo Fróes, da qual foi diretor e ator por quarenta anos. Edmundo foi o legítimo representante da cena cultural de Santa Maria no século XX.

Com o objetivo de contar a história de Edmundo Cardoso no Teatro, apoiados pela Lei Aldir Blanc,  no bojo do Edital Criação e Formação: Diversidade das Culturas, da Fundação Marcopolo em parceria com a SEDAC/RS, em 2021, a Associação de Amigos da Casa de Memória Edmundo Cardoso, a Casa Gabbi Arte e Cultura e o Ateliê do Comediante realizaram espetáculo  audiovisual e teatral “Edmundo está em Casa – O Filme”, sob a direção de Laédio José Martins, diretor, dramaturgo e idealizador do espetáculo teatral que congrega pesquisa histórica, encenação, poesia, artes visuais e registro audiovisual.


Edmundo Cardoso

O filme contou com a participação de consagrados a atores, de diferentes grupos teatrais, da área cultural da cidade. No papel de Edmundo criança, o ator Miguel Silveira, Edmundo adulto, temos a excelente representação de Joel Cambraia e no papel de Edmundo com mais idade, o consagrado Luciano Gabbi, que já participou de outros projetos de educação patrimonial realizados pela AACMEC, em anos anteriores. Além dos três personagens representando Edmundo, são destaque a atriz Janaína Castaldello, no papel de Edna May Cardoso, primeira esposa de Edmundo, Denise Copetti como a mãe de Edmundo, Cândice Lorenzoni, no papel de Maria Della Costa e Helquer Paez, como o pai de Edmundo e encenando Procópio Ferreira num encontro com Edmundo em Santa Maria, no ano de 1946.

Outros atores como Bebeto Badke, Sérgio André, Debora Mattiuzzi e Rafaela Drey Costa também participam. O filme conta também com uma narrativa de Therezinha de Jesus Pires Santos, segunda esposa de Edmundo Cardoso, que nos fala sobre sua vida com Edmundo.

O filme “Edmundo está em Casa” teve o apoio de instituições parceiras como UFSM, UFN, TV Ovo, Theatro Treze de Maio, Prefeitura Municipal de Santa Maria e Casa de Memória Edmundo Cardoso dentre outras empresas que apoiam e acreditam na Cultura e na história de Santa Maria.”

Assista “Edmundo está em Casa” no canal do Youtube do Ateliê do Comediante:



Clara Kurtz

Professora aposentada do curso de Arquivologia da UFSM.


Imagens: Arquivo pessoal
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias