SPF protestam em frente ao Ministério da Economia por abertura de negociações com governo SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 16/02/22 17h19m
SVG: views 751 Visualizações

Ato desta sexta, 18, integra Jornada de Lutas com Estado de Greve

Alt da imagem

Nesta sexta-feira, 18,  a partir das 10h, servidoras e servidores públicos realizam ato simbólico em frente ao Ministério da Economia, em Brasília, para marcar o um mês transcorrido desde que o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) protocolaram a pauta de reivindicações unificadas do funcionalismo público, solicitando abertura de negociações com o governo.

A atividade integra a Jornada de Lutas com Estado de Greve dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Federais, que teve início na segunda, 14 de fevereiro, e se estende até o dia 25 deste mês.

Dentre as pautas da campanha unificada do funcionalismo público estão a recomposição salarial de 19,99%, a revogação da Emenda Constitucional (EC) 95 e a retirada de pauta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, que estabelece a Reforma Administrativa. A expectativa da mobilização é pressionar o governo federal a abrir negociação com as entidades representativas das categorias. Caso isso não ocorra, a Jornada deve culminar com a construção de uma Greve Nacional dos SPF, marcada para iniciar em 9 de março. Em assembleia realizada pela Sedufsm no último dia 10 de fevereiro, a base docente da UFSM aprovou adesão ao movimento paredista.

Em circular enviada na última sexta-feira, 11, a diretoria do Sindicato Nacional reforçou a convocação junto às seções sindicais e secretarias regionais para a construção de atos nos locais de trabalho, capitais e demais cidades, junto às demais entidades representativas das categorias de servidoras e servidores públicos federais e Fóruns de representação, onde existirem.

“É muito importante o governo sentir que não estamos blefando quando afirmamos que pretendemos ir à greve caso as nossas reivindicações não sejam atendidas, para que o governo abra negociações com todas as categorias de servidore(a)s, e não apenas algumas, com vistas às eleições de 2022 [...] Conclamamos todos a somarem esforços na nossa luta”, aponta trecho do documento.

 

Fonte e imagem: ANDES-SN

Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Primeira reunião da Mesa Setorial com sindicatos da educação aconteceu nesta quinta, 11 de abril

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag ANDES-SN
MEC explicou ao ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe os protocolos de funcionamento da mesa de negociação

Urgência da luta antirracista será tema da nova edição da revista Universidade e Sociedade

SVG: calendario 04/04/2024
SVG: tag ANDES-SN
Lançamento ocorre em julho, durante o 67º Conad do ANDES-SN, em Belo Horizonte (MG)

Sindicatos da educação federal buscam unificar ações de mobilização

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Sugestão em reunião conjunta do ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra é de realizar plenária unificada na primeira quinzena de abril

Veja todas as notícias