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03/03/2022   03/03/2022 17h17m   | A+ A- |   549 visualizações

16 de março: docentes da educação básica realizam mobilização nacional

Data também abrange o Dia Nacional de Manifestações e Paralisações nas IFEs

Greve de professoras e professores de Teresina iniciou em 7 de fevereiro
Greve de professoras e professores de Teresina iniciou em 7 de fevereiro

Em diversas cidades do país, trabalhadores e trabalhadoras da Educação Básica decretaram greve em defesa do reajuste salarial de 33,24%. A lei do piso, publicada através de portaria em fevereiro, garante a remuneração mínima de R$ 3.845 para professoras e professores da rede pública. A Greve Nacional da Educação está sendo construída para o dia 16 de março em defesa de que o reajuste do piso seja cumprido por governadoras, governadores e prefeitas e prefeitos.

A data também foi definida por docentes das universidades federais, institutos federais e cefets, que aprovaram 16 de março como Dia Nacional de Mobilização, Paralisações e Manifestações, em todo o Brasil, com a deflagração de greve por tempo indeterminado a partir do dia 23 de março.

A construção da greve, no entanto, passa pela rodada nacional de assembleias gerais no dia 18 de março e pela reunião do pleno do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES-SN, no dia 21 de março. As datas de mobilização são em consonância com a deliberação realizada em plenária das servidoras e dos servidores públicos federais. As categorias federais reivindicam, entre outras pautas, o reajuste salarial de 19,99%.

Movimentos grevistas

O movimento paredista na educação básica já começou a ocorrer em diversas localidades brasileiras. Na cidade de Maracanaú (CE), a categoria já está em greve desde o dia 16 de fevereiro. Lá, além da aplicação do repasse de 33,24%, a luta também é pela reposição das perdas e aplicação do Plano de Carreira aprovado em 2016. Protestos estão sendo realizados no município cearense, mesmo com atos autoritários por parte da prefeitura. Nos últimos anos, houve perda de direitos como auxílio-transporte, licença prêmio e a estagnação das carreiras.

Em Teresina (PI), a greve começou no dia 7 de fevereiro. No dia 19, dezenas de grevistas se reuniram em frente à Câmara Municipal da cidade para reivindicar o cumprimento da lei do piso e melhorias nas carreiras da Educação Básica municipal. Para chamar a atenção da população para suas reivindicações, professores e professoras realizaram um passeio ciclístico e uma caminhada como parte do protesto. Contrariando a Lei do Piso e a demanda da categoria, na última terça (22), a Câmara Municipal aprovou um aumento abaixo do piso.

No Pará, as e os profissionais da Educação decidiram em assembleia, no início de fevereiro, que não darão início ao ano letivo de 2022 na rede pública do estado, sem que antes o governador Helder Barbalho (MDB) cumpra a Lei do Piso. Na capital, em Belém, as trabalhadoras e os trabalhadores da Educação realizaram um grande ato na última terça-feira (22). A mobilização fechou a Avenida Nazaré e exigiu que o prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) pague o índice garantido pela lei.

Na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte (RN), a greve ocorre desde o dia 14 de fevereiro. No dia 17, as professoras e os professores rejeitaram a proposta, feita pela governadora Fátima Bezerra (PT), de escalonar a implantação do Piso Salarial 2022 até o fim deste ano.

Também há paralisação na rede municipal de Campina Grande (PB), desde o dia 14 de fevereiro. O prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade) recusa-se a pagar o piso e ofereceu um aumento de 16,62% no salário base para os que estão na ativa junto com 16,62% em forma de abono temporário. A proposta foi rejeitada.

Em Nova Iguaçu (RJ), o movimento grevista começou no dia 14 do último mês, denunciando que o piso salarial para professoras e professores da rede municipal está abaixo do que é praticado no país.

Fonte: ANDES-SN
Imagem: Sinte/Piauí
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

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