MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Notícias

25/04/2022   25/04/2022 17h56m   | A+ A- |   204 visualizações

Segmentos fazem plenária unificada em defesa do serviço público na UFSM

Atividade ocorre às 9h30 da quinta-feira, 28 de abril


Nesta quinta-feira, 28 de abril, Dia de Mobilização Nacional dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Federais, a Sedufsm promove, em conjunto com as demais entidades dos segmentos da UFSM (Assufsm, Atens, Sinasefe e DCE), uma Plenária Unificada. A atividade ocorre a partir das 9h30, no auditório Flávio Schneider (Centro de Ciências Rurais, campus de Camobi).

Primeira ação conjunta presencial no campus da UFSM, a plenária tem por objetivo discutir o cenário de desmontes vivenciado pelos serviços públicos e por suas servidoras e servidores. Desmontes esses que também são sentidos frontalmente pela população usuária da rede pública.

Leonardo Botega, diretor da Sedufsm, lembra que, durante o período de pandemia e suspensão da presencialidade na instituição, docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes já protagonizaram atividades de mobilização conjuntas – inclusive plenárias virtuais para debater o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE), por exemplo. A novidade, agora, é que essa será a primeira Plenária Unificada presencial desde o início da pandemia.

“Estamos em um período de reconexão com as bases. E esse é o ponto mais importante: retomarmos esse diálogo mais próximo da comunidade acadêmica, com uma unidade entre as entidades em torno das suas pautas comuns e, a partir daí, estabelecer esse diálogo fundamental de defesa do serviço público e da universidade”, explica o dirigente da Sedufsm.

A defesa da UFSM tem sido o mote principal das atividades políticas do sindicato nessa retomada à presencialidade. Na tenda armada nos dias 11, 12 e 13 de abril para recepcionar as e os docentes que voltavam à presencialidade, foram entregues, à toda comunidade, adesivos e panfletos em defesa da universidade, da ciência e de suas e seus trabalhadores.

“Sabemos que as universidades têm passado por uma série de ataques, desde intervenções até cortes no orçamento. Temos que enfrentar essa política de desmanche das universidades e dos serviços públicos. E além disso, também temos uma pauta comum que é a pauta da reposição salarial das e dos servidores públicos federais. É uma pauta que unifica o conjunto das entidades sindicais. O diálogo com o movimento estudantil também é fundamental para estarmos juntos na defesa do acesso e da permanência e nessa resistência em relação à ofensiva que o governo tem feito às universidades. Esses são os focos principais que estaremos trabalhando durante a plenária: a defesa da universidade e também, de outro lado, a nossa campanha pelo reajuste salarial”, comenta Botega, referindo-se à reivindicação unificada das servidoras e servidores acerca da recomposição salarial da ordem de 19,99% para repor as perdas inflacionárias acumuladas durante o governo Bolsonaro.

Então, não esqueça:

O QUÊ? Plenária Unificada dos Segmentos da UFSM

QUANDO? Quinta-feira, 28 de abril

TEMA? A defesa da UFSM diante dos desmontes dos serviços  públicos

LOCAL? Auditório Flávio Schneider (CCR)

HORÁRIO? 9h30

 

Texto: Bruna Homrich

Arte? Italo de Paula

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

Fotos da Notícia

Compartilhe com sua rede social


© 2022 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041