Docentes promovem semana de luta em defesa da reposição salarial SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 26/04/22 15h31m
SVG: views 461 Visualizações

Manifestações ocorrem nos estados e também em Brasília, com ato em frente ao STF nesta quarta, 27

Alt da imagem
Servidoras e servidores federais realizam marcha, em Brasília, na quinta, dia 28

Desde a última segunda, 25, está em andamento a Semana de Luta do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN, e que tem como tema central “Pela reposição salarial e em defesa da Educação Pública”.  A jornada de lutas, que vai até sexta, dia 29 de abril, foi aprovada no 40º Congresso do ANDES-SN realizado em Porto Alegre (RS) entre 27 de março e 1º de abril. 

Durante esse período, docentes realizam atos públicos e, no caso de alguns estados, paralisações, com indicação de atividades nas universidades, institutos e cefets, como assembleias da categoria, rodas de conversa nas instituições, fixação de faixas, entre outras atividades locais que dialoguem com a comunidade universitária e a sociedade sobre as condições de trabalho, os impactos dos cortes orçamentários, a necessidade de reposição salarial e orçamentária nas instituições de ensino superior (IES), entre outros temas. 

De acordo com a Circular nº 143/2022, uma agenda complementar será realizada em Brasília (DF), em conjunto com as servidoras e os servidores públicos federais, no âmbito do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Durante a semana será mantida a vigília em frente ao Ministério da Economia, em Brasília (DF), e também a realização de outras atividades na capital federal, para pressionar o governo a abrir negociações acerca da recomposição salarial emergencial de 19,99%, reivindicada em unidade por todas as categorias do funcionalismo federal.

Nesta terça, 26, está prevista uma reunião com a liderança da minoria na Câmara dos Deputados e representantes de cada entidade do Fonasefe. Amanhã, quarta, 27 de abril, as servidoras e os servidores participam de um ato em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Na sexta, 28 abril, as servidoras e os servidores públicos saem em marcha pela Esplanada dos Ministérios para pressionar o governo federal a receber os representantes das categorias do funcionalismo público. Na tarde de sexta ocorre uma panfletagem na Rodoviária do Plano Piloto, região central de Brasília, e no período da noite será realizado um ato político-cultural em frente ao Museu Nacional, com a participação do rapper GOG - conhecido como o “poeta do rap nacional”, com 32 anos de carreira e defensor da produção musical independente - e da sambista Kika Ribeiro que conta no seu repertório com sambas autorais e releituras de grandes artistas da música brasileira. O ato político-cultural contará ainda com projeções de imagens em defesa dos serviços públicos. 

Circular nº 143/2022

Agenda em Brasília

25 a 27 de abril - Vigília em frente ao Ministério da Economia, em Brasília (DF).

26 de abril - Reunião às 14h com a liderança da minoria na Câmara dos Deputados e representantes de cada entidade do Fonasefe.

27 de abril - Ato às 14h em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

28 de abril: 9h - Concentração no Bloco C do Ministério da Economia para a Marcha das e dos SPF;

10h - Saída da Marcha das e dos SPF do Bloco C em direção ao Bloco P;

16h às 18h - Panfletagem na Rodoviária do Plano Piloto;

18h às 19h30 - Ato político-cultural em frente ao Museu Nacional.

 

Fonte e imagem: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Primeira reunião da Mesa Setorial com sindicatos da educação aconteceu nesta quinta, 11 de abril

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag ANDES-SN
MEC explicou ao ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe os protocolos de funcionamento da mesa de negociação

Urgência da luta antirracista será tema da nova edição da revista Universidade e Sociedade

SVG: calendario 04/04/2024
SVG: tag ANDES-SN
Lançamento ocorre em julho, durante o 67º Conad do ANDES-SN, em Belo Horizonte (MG)

Sindicatos da educação federal buscam unificar ações de mobilização

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Sugestão em reunião conjunta do ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra é de realizar plenária unificada na primeira quinzena de abril

Veja todas as notícias