Dica: um convite para conhecer um pouco mais o mundo da dança SVG: calendario Publicada em 29/04/22 11h25m
SVG: atualizacao Atualizada em 29/04/22 11h28m
SVG: views 1773 Visualizações

Professor Flávio Campos explica detalhes da produção dessa área na UFSM

Alt da imagem
Um dos arquivos do "acervo poético em dança"

Sextou! Nesta sexta, 29 de abril, a dica cultural vem a propósito da data, já que se comemora o Dia Internacional da Dança. O texto sugestivo é do professor Flávio Campos, do curso de Dança Bacharelado da UFSM. Ele mostra de que forma a área de dança, que tem dois cursos de graduação em nossa universidade, teve que se reinventar na pandemia. E uma das formas buscadas é a ocupação das mídias sociais. Acompanhe abaixo a íntegra da dica cultural.

Dia Internacional da Dança

Com a situação de isolamento (e distanciamento sociocultural) muitas, muitos e muites artistas da Dança precisaram rever sua relação com o mundo do audiovisual (e redes sociais) para seguir se expressando, criando e se relacionando com o mundo. Diante disso, nós da comunidade da Dança da UFSM também tivemos que buscar outros modos de seguir com nossos processos formativos e criativos nas artes da cena. Como já compartilhei aqui nesse espaço (no ano passado), em 29 de abril, artistas e pesquisadores de Dança no Brasil e no mundo celebram o Dia Internacional da Dança. E para o ano de 2022 tenho um convite especial para vocês que acompanham a Dica Cultural da SEDUFSM.

No ano que vem os dois cursos de graduação em Dança da UFSM completarão sua primeira década de funcionamento no campus sede. Sim, minhas caras e caros, existem dois cursos de Dança na UFSM. E lá se vão dez anos de muito trabalho fértil, com os mais diversos desafios e inúmeras conquistas. Nesse momento de retomada do trabalho presencial, nada melhor do que celebrar a vida e avaliar os feitos realizados não só nesses dois últimos anos, como também, na trajetória percorrida até agora. Então, é por isso que tomo a liberdade de chamar essa minha dica de hoje de “Convite”.

Com a pandemia fomos tomadas de assalto e, de uma hora para a outra, foi preciso que nos organizássemos com as plataformas virtuais e suas possibilidades para seguirmos os processos formativos com excelência e qualidade. Confesso que não foi fácil, mas depois do susto inicial foi possível retomar algumas ideias que estavam em segundo plano, como por exemplo, pensar as relações entre dança e a virtualidade. Ou ainda, arriscar algumas aproximações com o universo da videodança e até, para as pessoas mais ousadas, experimentar performances hibridas lançando mão do síncrono e do assíncrono.

No caso do curso de Dança Bacharelado, a proposta de criar um canal ou uma plataforma com as nossas criações e experimentações cênicas foi ganhando corpo, ou melhor, se materializou no universo virtual. Foi preciso deixar o receio de lado e passamos a nos arriscar mais nas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) realizando e participando de eventos, criando, publicando e apresentando nossas criações artísticas para apreciação de um público não só da cidade de Santa Maria, mas nacional e até internacional.

Boa parte desses trabalhos e obras estão disponíveis e ainda podem ser acessadas nessas mídias virtuais. E, eis então o meu convite: venha prestigiar nossas produções nesse ambiente online!! Esses nossos perfis e plataformas seguem em constante atualização e para nós será valiosíssimo contar com a visita e fruição de vocês.

A UFSM é a única IES do estado que tem duas graduações em Dança em seu rol de cursos e, apesar de estarem sediados em dois centros distintos, buscamos manter uma rede de colaboração tanto no ensino, como na pesquisa e na extensão. Dito isso e considerando que no dia de hoje é celebrado mundialmente como o Dia da Dança, nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre o que e como produzimos conhecimento em artes da cena.

“Mas vocês só dançam?”, esta é uma das perguntas mais recorrentes que todas nós (docentes e discentes) ouvimos. E é por isso que lhes convido para visitar o canal da Dança Bacharelado no YouTube. Ali você vai ver um pouco das nossas experimentações e, também, poderá assistir alguns dos trabalhos de formatura das turmas de 2020 e 2021. Estes últimos compõem a lista de reprodução Acervo Poético em Dança – Elaborações criativas e peças de Dança no formato digital Gosto muito dessa lista, pois ela apresenta a diversidade de corpos, pluralidade de danças viabilizadas pela formação proposta pelos nossos cursos. Além disso, responde ao desafio de seguirmos dançando durante esses dois últimos anos. O meu convite para essa visita é feito com muito carinho. Espero ansiosamente pelos seus comentários e que vocês possam conhecer uma pouco mais do que fazemos e dançamos.

Nosso canal no YouTube: Dança Bacharelado UFSM

Nossos perfis no Instagram:

@dancabacharelado.ufsm / https://www.instagram.com/dancabacharelado.ufsm/

@dancaufsm / https://www.instagram.com/dancaufsm/

E no Facebook: https://www.facebook.com/dancabachareladoufsm

Para maiores informações sobre os cursos, é possível visitar os seguintes sites:

Dança Bacharelado (CAL) https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/danca-bacharelado

Dança Licenciatura (CEFD) https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/danca-licenciatura/”.


Flávio Campos

Professor do curso de Dança Bacharelado da UFSM.

 

Edição: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias