ANDES-SN divulga nota contrária à cobrança de mensalidade nas universidades públicas SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 26/05/22 15h54m
SVG: views 476 Visualizações

Sindicato pede união de movimentos para seguir pressionando a Câmara para barrar aprovação da PEC 206/19

Alt da imagem
ANDES-SN juntamente com outras entidades ligadas à educação prosseguirá lutando contra a ÇPEC 206/19

A diretoria do ANDES-Sindicato Nacional divulgou nota em que se posiciona de forma firme e forte contra o conteúdo da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 206/19), que objeta permitir a cobrança de mensalidade nas universidades públicas. Nesta quarta, 25, a Sedufsm já havia divulgado matéria jornalística condenando a intenção desse projeto.

Conforme a nota do Sindicato Nacional, esse tema (PEC 206/19) é “parte da agenda neoliberal que aparece mais uma vez visando a privatização das universidades públicas. O texto justifica essa cobrança com as orientações do Banco Mundial, de 2017, e dados da OCDE, de 2018, apontando que algumas universidades no mundo são pagas”.

Diz ainda o texto que “o grande debate que precisamos trazer é que não se discute o financiamento da educação, mas se mantém o pagamento da dívida externa, muito menos se apresenta a taxação das grandes fortunas. A proposta é mais absurda quando diz que o(a)s estudantes já aprovado(a)s para cursar a educação superior terão que aguardar na fila para comprovação da sua condição de pobreza”.

Sobre o ocorrido na última terça, 24, quando se pretendia votar o projeto de autoria do General Peternelli (União Brasil-SP), a nota do ANDES-SN avalia que “o movimento realizado durante a Audiência saiu vitorioso e arrancou de lá a proposta, apresentada pela deputada Maria do Rosário – PT/RS e subscrita pelos deputados dos partidos presentes, de Audiência Pública para debater a PEC 206 e a situação das universidades públicas.”

A diretoria do Sindicato Nacional alerta no texto, que divulgamos abaixo, em anexo, integralmente, que “é muito importante mantermos a mobilização da base do ANDES-SN em articulação com a FASUBRA, SINASEFE e movimento estudantil para derrubar a PEC 206/2019 e todas as propostas que intentem acabar com a educação pública no Brasil”.

 

Fonte e imagem: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Nota do ANDES-SN contra a PEC 206/19

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Primeira reunião da Mesa Setorial com sindicatos da educação aconteceu nesta quinta, 11 de abril

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag ANDES-SN
MEC explicou ao ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe os protocolos de funcionamento da mesa de negociação

Urgência da luta antirracista será tema da nova edição da revista Universidade e Sociedade

SVG: calendario 04/04/2024
SVG: tag ANDES-SN
Lançamento ocorre em julho, durante o 67º Conad do ANDES-SN, em Belo Horizonte (MG)

Sindicatos da educação federal buscam unificar ações de mobilização

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Sugestão em reunião conjunta do ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra é de realizar plenária unificada na primeira quinzena de abril

Veja todas as notícias