Dica: assistir ao Festival de Concertos no Theatro 13 de Maio SVG: calendario Publicada em 29/07/22 10h35m
SVG: atualizacao Atualizada em 29/07/22 10h38m
SVG: views 1871 Visualizações

Evento acontece neste sábado, 30 de julho, às 20h30, e tem entrada gratuita

Alt da imagem

Nesta sexta, 29 de julho, a dica cultural é assistir ao Festival de Concertos, que ocorrerá neste sábado, 30 de julho, às 20h30, no Theatro 13 de Maio. Mas, para isso, é preciso se apressar, pois os ingressos, que podem ser obtidos na bilheteria do teatro, estão na finaleira. O evento é uma parceria entre o 37º Festival de Inverno da UFSM, a 37ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto, o 24º Encontro de Violoncelos do RS e a Orquestra Sinfônica de Santa Maria.

Conforme o diretor artístico e regente da  Orquestra, professor João Batista (Tita) Sartor, serão cinco solistas convidados, entre eles, os professores do Festival de Inverno, Alan Woo (University of Georgia, EUA), ao piano; Heinz Karl Schwebel (UFBA, Brasil), ao trompete; o professor Alexandre Eisenberg (UFSM), à flauta, e os(as) vencedores(as) do Concurso de Jovens Solistas do Encontro de Violoncelos. No repertório, concertos de Beethoven, Fauré e Mahle, e a 5ª Sinfonia de Beethoven, na sua íntegra, pela Orquestra Sinfônica de Santa Maria e a regência do Maestro Tita Sartor.

As apresentações artísticas deste sábado (30) praticamente encerram o Festival de Inverno e a Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto (São João do Polêseine-RS), iniciada no último domingo, 24 de julho, e que se encerra no próximo, dia 31 de julho.

Em 2022, o Festival de Inverno foi dividido em quatro tipos de ações: oficinas de música, com aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, trompete, trombone, percussão, piano e educação musical; concertos abertos ao públicooficinas gratuitas de musicalização para crianças, orientadas por acadêmicos de Música da UFSM; e curso de formação continuada em música para professores de educação infantil, ministrado por professores, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, para docentes que trabalham com crianças de zero a cinco anos.

O Coordenador Geral do Festival, Guilherme Garbosa, explicou que, neste ano, o limite de inscritos para as atividades foi reduzido devido às restrições sanitárias da Covid-19. Em outras edições, o número de participantes chegava a 200 pessoas e nesta, o máximo permitido foi 80. Bortoluzzi destacou ainda que a 37º edição é a primeira a ter ações presenciais, após dois anos em que o evento aconteceu de forma remota.

Democratização do acesso à música

Durante a abertura do evento, no domingo, 24 de julho, a Vice-reitora da UFSM, professora Martha Adaime, ressaltou o papel social do Festival de Inverno, de inserir a música à população local: ‘’ele [Festival] democratiza o acesso à música nas comunidades. […] A troca que existe, de conhecimento, acontece com todos alunos que vêm de fora e os nossos alunos, o que é importante para formação profissional e pessoal deles.’’

Texto: Fritz R. Nunes com informações do Portal da UFSM.
Imagens: Orquestra Sinfônica e UFSM
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias