MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Notícias

12/08/2022 14h28m   12/08/2022 15h43m   | A+ A- |   749 visualizações

Dica: assistir as apresentações da II Mostra do Curso de Artes Cênicas

Professora Mariane Magno convida para atividades que ocorrerão no CAL e em outros pontos da UFSM


Sextou! Nesta sexta, 12 de agosto, a dica cultural é agendar-se para assistir as peças teatrais que compõem a II Mostra de Espetáculos do VI Semestre de Artes Cênicas do Bacharelado da UFSM. A maioria delas será apresentada no prédio 40 do Centro de Artes e Letras (CAL), mas algumas diversificarão o espaço, como é o caso de “Detrás dos olhos” (14, 15 e 16 de agosto), com a criação de Andressa Cordioli e direção de Pablo Canalles, que ocorrerá no Jardim Botânico (em caso de chuva, será transferido). No entanto, todas têm em comum o fato de que o ponto de encontro para quem quiser assisti-las é o hall do prédio 40.

A II Mostra, que é realizada junto com programa de Extensão ‘Porta Aberta’, iniciou nesta quinta, 11 de agosto, com a apresentação de “Brasa, bendita seja!”, às 19h, no hall do prédio 40. Ocorrerão novas apresentações dessa peça nesta sexta, 12, e no sábado, 13, no sempre às 19h. A organização do evento destaca que essas encenações são abertas ao público, mas que, sempre há um limite de presenças. Por isso, a sugetsão é que interessados (as) cheguem com meia hora de antecedência, quando são distribuídas senhas. Mais informações sobre a II Mostra, direto no site. Abaixo, a professora Mariane Magno Ribas, do Bacharelado em Artes Cênicas, detalhas os objetivos dessa atividade e faz um convite para quem quiser prestigiar a programação, que se estende ao longo de agosto. Após a matéria, em anexo, mais detalhes das peças da II Mostra, que sofreram pequenas alterações.


Imagem da peça "Brasa, bendita seja!", nesta quinta, 11 de agosto

“O evento II Mostra Dos Espetáculos do VI Semestre do Curso de Artes Cênicas Bacharelado UFSM tem por objetivo a circulação da produção artística do Curso de Artes Cênicas do VI semestre e, assim, fomentar a cultura e a arte. Promovendo a experiência sensível, também visa atuar como provocador e potencializador do pensamento crítico e, com isso, promover a reflexão.

Indo adiante, o projeto também objetiva pela transformação do sujeito a provocar a transformação social.  Por essa diretriz, objetiva, ainda, contribuir e partilhar a formação do conhecimento em artes cênicas com a comunidade que, no que lhe concerne, também pode atuar como um espaço fértil para a formação de plateia e produção de saberes.

O evento visa à continuidade da democratização do acesso à Arte e engloba  a circulação de trabalhos artísticos em espaços convencionais e espaços não-convencionais; tem o intuito de fortalecer a relação entre a comunidade e a produção artística e acadêmica, bem como estimular a formação de um pensamento em Arte a partir dos encontros estabelecidos com o público.

A edição 2022/1 tem caráter extemporâneo e é decorrente de ofertas de turmas que ficaram represadas pela suspensão da presencialidade durante 2020 e 2021. Com isso, alguns dos referidos processos de pesquisa e de criação iniciaram no Regime de Exercícios Domiciliares (REDE/UFSM) e, posteriormente no Calendário Suplementar no modo presencial, sob caráter de excepcionalidade e de acordo com as normas e diretrizes de biossegurança da UFSM vigentes naquele momento.

Com isso, geramos espaços e momentos abertos e singulares para reflexão discente e docente, problematizando também certas hierarquias institucionais nos processos de criação em arte e seus diversos formatos. Acompanhe nossa programação no site do evento e nas redes sociais.”

Mariane Magno Ribas

Professora Associada do curso de Artes Cênicas (UFSM), Bacharelado.

Imagem principal: Luana Lima (Graduanda em Artes Cênicas pela UFSM); Fotos (em anexo): Daniela Corrêa da Cunha
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

Fotos da Notícia

Imagem da peça "Brasa, bendita seja!", nesta quinta, 11 de agosto magem da peça "Brasa, bendita seja!", nesta quinta, 11 de agosto

Documentos da Notícia

Compartilhe com sua rede social


© 2023 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041