Dica: assistir ‘Mulheres negras: projeto de mundo’ SVG: calendario Publicada em 04/11/22 09h57m
SVG: atualizacao Atualizada em 04/11/22 10h02m
SVG: views 1036 Visualizações

Professora Leonice Mourad sugere documentário que aborda feminismo negro

Alt da imagem

Sextou! Nesta sexta, 4 de novembro, a dica cultural é da professora Leonice Mourad, do Centro de Educação da UFSM. A sugestão é o documentário que pode ser encontrado no Youtube chamado “Mulheres negras: projeto de mundo”, dirigido por Day Rodrigues em parceria com Lucas Ogasawara. Lançado em 2016, o material tem o depoimento de nove mulheres pretas e faz uma abordagem na perspectiva do feminismo negro. Uma boa dica para iniciar novembro, mês da consciência negra.

“O documentário Mulheres Negras: Projeto de Mundo (25’40”), lançando em 2016 é minha dica cultural no mês de novembro, mês da consciência negra. A obra, dirigida pela feminista preta, Day Rodrigues, em parceria com Lucas Ogasawara, traz depoimentos de nove mulheres pretas: Djamila Ribeiro, Ana Paula Correia, Aldenir Dida Dias, Preta Rara, Nenê Surreal, Francinete Loiola, Luana Hansen, Monique Evelle e Andreia Alves.  

Day Rodrigues, responsável pelo argumento, entrevistas e produção, divide a direção com Lucas Ogasawara, nos brindando com uma obra importante e potente que apresenta a temática do feminismo negro, articulado por variáveis de cunho pessoal e social que materializam a trajetória das depoentes e que dizem muito sobre a temática da negritude, atravessada por questões relacionadas não somente a gênero, mas também a raça - na sua dimensão sociológica - e pelas intersecções decorrentes da classe social, questões imbricadas em nosso cotidiano. Cada uma das nove mulheres apresenta sua experiência de vida sob a perspectiva dos três marcadores de identidade antes referidos:  raça, gênero e classe.

Os depoimentos apresentam situações cotidianas enfrentadas por nós, mulheres pretas, principalmente se oriundas da periferia, e que decorrem do histórico patriarcalismo incrustado em nossa história e do racismo estrutural que vem ganhando visibilidade, como denotam os acontecimentos mais recentes em nossa sociedade. O filme apresenta a voz de nove mulheres – fala em primeira pessoa - e seus projetos de mundo que guardam relação com todas nós, mulheres pretas, consubstanciando um esforço de tirar da invisibilidade e do silenciamento humanidades historicamente negadas e/ou subalternizadas.

“Há narrativas e projetos de mundos. O feminismo negro é uma grande potência teórica para as pesquisadoras negras, pela via acadêmica e por outras construções, em outros espaços, e isso pode ser percebido nas falas das entrevistadas”, informa a diretora e mentora do projeto Day Rodrigues.

O documentário Mulheres Negras: Projeto de Mundo, que foi dedicado a nossas avós e ancestrais, nos convida à reflexão, tendo como pauta o feminismo negro. Trata-se de um documentário curto, potente, denso e ao mesmo tempo fluído, de conhecimento obrigatório para a compreensão dos desafios que se impõem para a construção de uma sociedade plural, equânime, democrática e transcultural, na qual as diferenças não sejam utilizadas para nos desqualificar.”

Para assistir o vídeo, clique aqui.


Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad
Docente Preta, mulher cis, lotada no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação/UFSM.

 

Imagens: Divulgação e arquivo pessoal
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seção sindical convida para o ‘Agora só falta você’ que acontece nesta quinta, dia 30

SVG: calendario 29/11/2023
SVG: tag Cultura
Tributo a Rita Lee integra a 83ª edição do Cultura na Sedufsm e ocorre a partir das 17h30min, no Átrio do prédio do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, com entrada franca

Noite para prestigiar a cultura afro-brasileira

SVG: calendario 24/11/2023
SVG: tag Cultura
A VIII Noite da Dança ocorre nesta sexta (24) às 19h no Átrio do Prédio da Arquitetura e aborda questões étnico-raciais e afro-brasileiras é uma indicação da professora Neila Baldi.

‘Agora só falta você’ celebra 34 anos do sindicato com tributo a Rita Lee

SVG: calendario 23/11/2023
SVG: tag Cultura
Show que marca a 83ª edição do Cultura na Sedufsm, na quinta, dia 30/11, também busca valorizar presença docente na vida sindical
Veja todas as notícias