Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h
SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041
Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br
11/11/2022 14h58m 11/11/2022 14h59m | A+ A- | 213 visualizações
A história do ativista negro e LGBTQIA+ santa-mariense Nei D'Ogum será destaque na programação deste ano
Sextou e, por isso, é dia de dica cultural aqui em nosso site. No próximo dia 13, em alusão ao Mês da Consciência Negra, um evento vai abordar a história pública da população negra e LGBTQIA+. A iniciativa é inspirada e tem como temas principais o que Vilnês Gonçalves Flores Jr., o Nei D’Ogum (1963-2017), reivindicava: história, arte e cultura – para não passar em branco, passar em preto! Do dia 14 ao dia 30 de novembro, o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) também promove uma programação especial, que detalhamos mais abaixo.
No dia 13 de novembro, domingo, haverá o lançamento da Exposição de Rua “Histórias da gente: vidas LGBTQIA+ no RS – Nei D’Ogum”, no Centro de Artes de Letras (CAL) da UFSM. A exposição traz lambes de rua da artista trans Priscila Fróes, acompanhados de biografias de personalidades LGBTQIA+ do Rio Grande do Sul, elaboradas por historiadores, entre elas, a de Nei D’Ogum, que será distribuída em diversos locais da cidade e linhas de ônibus.
Também está na programação um Passeio Guiado “Territórios de Nei D’Ogum”, que passa por locais importantes na história do ativista, em que historiadores, amigos e coletivos contarão parte da história de Nei D’Ogum junto aos movimentos sociais. A programação conta com um material interativo: mapa digital, materiais estilizados de notas e playlist musical.
O encerramento ocorre com o Sarau artístico-periférico na Ocupação Vila Resistência, na zona oeste, onde Nei D’Ogum atuou na luta pela moradia. Terá como atrações: Flavinha Manda Rima; GTB; Mc Taz; Mc Justina Monteiro; Jéssica Silva; Levada Perfeita e Diana Arquia.
A programação faz parte do Mês da Consciência Negra e é organizada pelo Grupo de Estudos Sobre Pós-Abolição da Universidade Federal de Santa Maria (GEPA UFSM); CLOSE – Centro de Referência da História LGBTQIA+ do RS; Ocupação Vila Resistência; CO-RAP – Coletivo de Resistência Artística Periférica; Coletivo VOE; Casa Verônica; Observatório de Direitos Humanos – ODH UFSM; Centro de Artes e Letras – CAL UFSM; Marias Bonitas Fazendo História e Ateliê Griô e tem como parceiros Ará Dudu; Prefeitura Municipal de Santa Maria e PPGH UFSM.
Confira a programação completa com itinerário
13/11 – DOMINGO
14:30h Lançamento da Exposição de Rua “Histórias da gente: vidas LGBTQIA+ no RS – Nei D’Ogum”.
Local: Centro de Artes e Letras da UFSM. Endereço: Prédio 40. Campus UFSM. Camobi. Santa Maria/RS.
14:30 – 18:30h Passeio guiado “Territórios de Nei D’Ogum”.
Itinerário do passeio e transporte gratuito para a programação:
14h Saída da Ocupação Vila Resistência até o CAL UFSM Rua Engenheiro Adi João Forgiarini, n°665. Parque Pinheiro Machado. Com embarque de passageiros.
15:30h Saída do CAL/UFSM. Prédio 40. Campus UFSM.
15:40 – 16:20h Sede da Associação Ará Dudu. Rua Dr. Turi, n° 2070, Centro. Com embarque de passageiros.
16:30h – 17:20h Rua do Rosário e Museu 13 de Maio. Rua do Rosário, 401, Bairro Nossa Senhora do Rosário. Sem embarque de passageiros.
17:30h – 17:40h Praça da Locomotiva. Av. Presidente Vargas, n° 1300, Bairro Nossa Senhora de Fátima. Sem embarque de passageiros.
17:45 – 17:50h Antiga Casa de Maurilia Gonçalves. Rua Appel, n° 1447. Sem embarque de passageiros.
17:55 – 18h Alojamento da Verônica. Rua São Gabriel, n° 210, Bairro Urlândia. Sem embarque de passageiros.
18h – 18:20h Sede das Marias Bonitas Fazendo História. Rua Frederico Ozanan, n° 764, Bairro Urlândia.
18:30h Ocupação Vila Resistência. Rua Engenheiro Adi João Forgiarini, n°665. Parque Pinheiro Machado.
18:30-21:15h Sarau artístico-periférico na Ocupação Vila Resistência
Local: Ocupação Vila Resistência (Rua Engenheiro Adi João Forgiarini, n°665. Parque Pinheiro Machado).
Agora, confira a programação do CEFD, que deriva de uma ação da disciplina “Estudo das Danças de Matrizes Afro-brasileiras” do Curso de Dança-Licenciatura, em parceria com o PET/Educação Física:
14/11, segunda-feira: Início da instalação educativa “[COR]POS” no prédio do CEFD. Estudantes responsáveis: Carla Almeida, Manoela Lausch e Julia Roncai.
16/11, quarta-feira: 9h Início da campanha de conscientização “TIRE ESTAS (EX)PRESSÕES RACISTAS DE SEU VOCABULÁRIO!” nos prédios do CEFD. Estudantes responsáveis: Maria Eduarda Piegas, Cristina Almeida e Tabatha Nunes.
11h Instalação de banners interativos pelas dependências do CEFD. Estudantes responsáveis: Evelyn Oliveira, Diovana Radin e Maria Valentina Messa.
17/11, quinta-feira: 17h Palestra: “Modos de representação e representatividade negra”. Convidada Ana Paula Reis. Mestra em Artes Cênicas (UFRGS) e professora na rede pública estadual. Local: CDA.
18/11, sexta-feira: 10h Instalação de ação educativa no hall do CEFD “CRONÔMETRO”. Estudantes responsáveis: Carla Almeida, Manoela Lausch e Julia Roncai.
16h Cine debate “Infiltrado na Klan”. Estudantes responsáveis: Siane Bolzan e Gabriel Machado Local: CDA.
21/11, segunda-feira: 15h Performance artística no hall do CEFD “SENHOR CIDADÃO” e aula aberta da disciplina Estudos das Danças de Matrizes Afrobrasileiras. Estudantes responsáveis: Siane Bolzan e Gabriel Machado.
22/11, terça-feira: 10h Exposição “Mulheres Negras no esporte: das protagonistas às medalhistas”, no hall do CEFD Responsáveis: Grupo de Estudos em Diversidade e Gênero. Coordenação Profa. Angelita Jaegeer
14h Oficina de tranças e turbantes com Paola Rosa. Local: CDA.
23/11, quarta-feira: 9h Oficina de samba no pé com Giulia Ercolani. Local: Sala dos Espelhos CDA Estudantes responsáveis: Maria Valentina Messa, Diovana Radin e Evelyn Oliveira Local: CDA.
24/11, quinta-feira: 9h Aula aberta: O ODH da UFSM e a luta antirracista. Convidado Victor de Carli chefe do Observatório de Direitos Humanos da UFSM Local: CDA
17h Mesa: “Pesquisas Negras na Dança e na Educação Física”, convidadas Amanda Silveira e Gabrielle Barcelos. Local: CDA
25/11, sexta-feira: 9h Exposição Ofício de bamba da artista Silvana Schener Local: Hall do CEFD Estudantes responsáveis: Giulia Ercolini e Paula Menezes
11h Apresentação de passistas e percussionistas da Escola de Samba Unidos do Itaimbé. Cortejo do CEFD até o RU. (Início das atividades acontecerá no hall do CEFD).
28/11, segunda-feira: 14h Palestra e oficina “Africanidades na escola” com a convidada Dra. Maria Py Dutra
16h Exposição Interativa Conheça produções negras Local CDA: Estudantes responsáveis: Ana Rafaela Martins, Amanda Soares e Lauren Diel
29/11, terça-feira: 10h Oficina de Maculelê com mestre militar e Radharani Santos da Associação de Capoeira de Rua Berimbau. Local a confirmar.
30/11, quarta-feira: 14h Cine debate: “Medida provisória” Encerramento e avaliação do I Novembro Negro. Local: CDA.
Texto: Fritz Nunes e Bruna Homrich
Imagem: Divulgação
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
27/01/23 - Dica: série ‘extremistas.br’ retrata avanço do extremismo de direita no Brasil
13/01/23 - Dica: “Rádio Escafandro”, podcast que propõe “mergulhos profundos” em temas da atualidade
28/10/22 - Dica: a história do samba de raiz por Antonio Flores, da Cadência Bonita do Samba
22/07/22 - Dica: jogo de tabuleiro rememora Cerco de Sarajevo
18/03/22 - Dica: do medievo à atualidade, a culpabilização de mulheres
18/02/22 - Dica cultural: docente comenta romance que retrata luta de trabalhadores(as) no sertão baiano
11/02/22 - “Eu não sou seu negro”, documentário inspirado em livro de James Baldwin, é a dica de hoje