41º Congresso do ANDES-SN inicia nesta segunda, 6, em Rio Branco (AC) SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 03/02/23 16h58m
SVG: views 291 Visualizações

Sedufsm terá delegação no evento, que se estende até a próxima sexta-feira, 10

Alt da imagem

Estima-se que mais de 600 pessoas começarão a se deslocar este final de semana, dos mais variados cantos do Brasil, para Rio Branco, a capital do Acre. Dessas, a esmagadora maioria será composta por docentes de universidades federais e estaduais, de institutos federais e cefets cujas seções sindicais sejam filiadas ao ANDES-SN. É que terá início, nesta próxima segunda-feira, 6 de fevereiro, o 41º Congresso do ANDES-SN, evento mais importante realizado anualmente pelo sindicato nacional docente.

Com o tema “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”, o Congresso se estende até a sexta-feira, 10 de fevereiro, ocorrendo na Universidade Federal do Acre (Ufac), sob a organização da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac - Seção Sindical). Essa é a primeira vez que o congresso do Sindicato Nacional é realizado na capital acriana.

Instância máxima de deliberação das e dos docentes, o 41º Congresso tratará de pautas importantes da categoria como carreira e reajuste salarial, financiamento das Instituições Públicas de Ensino, adoecimento docente, ensino remoto, entre outras, além de temas da conjuntura nacional e internacional da luta da classe trabalhadora.

Neste 41º Congresso, também serão apresentadas e inscritas as chapas que disputarão o processo eleitoral para a próxima diretoria do ANDES-SN. A votação ocorrerá nos dias 10 e 11 maio, em todo o território nacional. As professoras e professores eleitos estarão à frente da entidade durante o biênio 2023/2025.

Delegação da Sedufsm

A Sedufsm estará representada no Congresso por sua delegação eleita em assembleia e composta por: Márcia Morschbacher (vice-presidenta da Sedufsm); Ascísio Pereira (presidente da Sedufsm); Hugo Blois Filho (base da Sedufsm); Liane Weber (diretora da Sedufsm); Maristela Souza (base da Sedufsm); Adriano Figueiró (base da Sedufsm/conselheiro); Simone Gallina (diretora da Sedufsm); João Carlos Gilli Martins (base da Sedufsm); Fabiane Costas (base da Sedufsm/Conselheira); Gihad Mohamad (observador/suplente de delegado); José Luiz de Moura Filho (observador/Conselheiro da Sedufsm); Luciana Carvalho (observadora).

Após a eleição em assembleia, houve uma alteração: o professor João Gilli Martins não irá mais ao evento e, em seu lugar, o 1º suplente observador, professor Gihad Mohamad, passa a ser delegado, tendo direito a voto.

Caderno de Textos

Os debates que nortearão os cinco dias de evento, bem como os Textos de Resolução a serem discutidos, estão contidos no Caderno de Textos e no Anexo ao Caderno de Textos do 41º Congresso. Acesse ambos aqui. 

Arte e cultura

Além do debate político e das deliberações que orientarão a luta da categoria docente para o próximo período, o 41º Congresso também apresentará aos e às docentes de todo o país a arte e cultura da região Norte. O encontro terá atrações como o grupo "Cantos e Encantos Yawanawa", composto por mulheres do povo Yawanawa, originárias da Terra Indígena do Rio Gregório; as exposições de artes visuais “Fábulas das Ilusões Felizes” e “Vestígios inversos e poéticas das ilusões felizes”, do artista Danilo De S’Acre; a mostra fotográfica "O trabalho a céu aberto na Amazônia pandêmica", das professoras Letícia Helena Mamed e Eurenice Oliveira de Lima, da Ufac; entre outras.

Acompanhe a cobertura do 41º Congresso do ANDES-SN, a partir de segunda, 6, nas redes sociais e site da Sedufsm.

 

Fonte e arte: ANDES-SN

Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Síntese do 41º Congresso, Carta de Rio Branco é divulgada pelo ANDES-SN

SVG: calendario 17/02/2023
SVG: tag 41 Congresso
Evento ocorreu do dia 6 ao dia 10 de fevereiro deste ano, na capital acreana

Docentes do 41º Congresso aprovam calendário de luta contra as opressões

SVG: calendario 16/02/2023
SVG: tag 41 Congresso
Na quinta-feira, plenária do Tema III deliberou sobre questões étnico-raciais, de gênero e diversidade sexual

ANDES-SN aprova desfiliação da CSP-Conlutas

SVG: calendario 10/02/2023
SVG: tag 41 Congresso
Decisão ocorreu durante a Plenária do Tema IV do 41º Congresso do ANDES-SN

Veja todas as notícias