Mobilizações por direitos e em defesa dos serviços públicos marcaram Dia Nacional de Luta
Publicada em
Atualizada em
05/10/23 12h13m
213 Visualizações
Data registrou manifestações de servidoras e servidoras em todo o país
Assim como em Santa Maria, docentes da base do ANDES-SN de todo o Brasil participaram, nesta terça-feira (3), do “Dia Nacional de Luta pela Soberania Nacional e em Defesa dos Serviços Públicos”.
As mobilizações fazem parte da Jornada de Lutas, de 2 a 7 de outubro, que tem por objetivo pressionar o governo por avanços nas negociações da Campanha Salarial 2024, pelo arquivamento da Reforma Administrativa (PEC 32) e pelo “revogaço”.
As seções sindicais de estados como Rio de Janeiro, Ceará, Alagoas, Amazonas, Pará, São Paulo, Minas Gerais, entre outros, realizaram diversas manifestações, como atos nas ruas, panfletagens, aulas públicas, debates. Algumas deliberaram, ainda, por paralisar as atividades, como foi o caso das seções sindicais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adufrj SSind.), na Universidade Federal Fluminense (Aduff SSind.) e no Cefet de Minas Gerais (Sindcefet/MG SSind.).
Na capital federal, pela manhã, houve ato na Esplanada dos Ministérios (Bloco C), com a presença de docentes da Universidade de Brasília (Adunb SSind), da Comissão Nacional de Mobilização e da diretoria nacional do ANDES-SN, que se juntaram a representantes de outras categorias do serviço público federal para pressionar o governo por uma proposta concreta que recupere as perdas salariais dos últimos anos.
Já no período da tarde, enquanto as entidades participavam de reunião da Mesa de Negociação Temporária Específica da Educação Superior no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), docentes e demais servidoras e servidores realizaram vigília em frente ao ministério, com apresentação do grupo feminino de percussão Batalá Brasília.
No final do dia, representantes do ANDES-SN participaram de reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, na Câmara de Deputados, para debater estratégias contra a PEC 32/20.
Mobilização em Santa Maria
Nesta terça e quarta, dias 03 e 04 de outubro, a Sedufsm promoveu, no campus sede da UFSM, atividades de panfletagem pela Campanha Salarial 2024. Na terça, as mobilizações aconteceram no Centro de Educação (CE) pela manhã e no Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) ao final da tarde. Já nesta quarta-feira, a atividade ocorreu no Centro de Ciências Rurais (CCR) no início da manhã.
Saiba mais sobre a manifestação na Ufsm clicando aqui.
Outras categorias também se mobilizaram nesta terça
O dia 03 de outubro também foi marcado por mobilizações pela reestatização do patrimônio público que foi entregue pelo governo de Jair Bolsonaro e contra as privatizações impostas pelo governo de Tarcísio de Freitas, em São Paulo. dizeres “Defender as estatais é defender o Brasil”.
Sob os dizeres “Defender as estatais é defender o Brasil”, trabalhadores e trabalhadoras da Petrobras fizeram atos nas bases do Sistema Petrobrás de todo o país e também participaram de manifestações no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Metalúrgicos da Embraer realizaram paralisações por reajuste salarial acima da inflação, vale-alimentação para todos os trabalhadores e trabalhadoras e assinatura da convenção coletiva com preservação de todos os direitos.
Em São Paulo, CPTM, Metrô e Sabesp promoveram paralisações contra o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e sua proposta de privatização das três empresas. A greve foi uma parceria entre trabalhadoras e trabalhadores do saneamento, metroviários e ferroviários.
Fonte: ANDES-SN
Edição: Karoline Rosa (estagiária de jornalismo) e Bruna Homrich (jornalista)
Imagens: ANDES-SN; Karoline Rosa e Cadiani Lanes Garcez
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM