Seminário revisita 20 anos da história de luta do NEABI da UFSM SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 14/11/23 17h50m
SVG: views 288 Visualizações

Evento que ocorreu nesta segunda, 13, teve a presença de participantes históricos(as) do Núcleo e de militantes atuais

Alt da imagem

O Seminário em comemoração aos 20 anos do NEABI e a luta pela implementação Lei 10.639/03 aconteceu na noite desta segunda, 13 de novembro, no Auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM e faz parte da programação do Mês da Consciência Negra. O evento teve uma mesa de debate com pessoas importantes na história do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) na universidade.

Estavam presentes, a fundadora e ex-coordenadora do NEABI, professora Carmen Deleacil Ribeiro Gavioli, o atual coordenador, professor Anderson Santos, uma das construtoras do núcleo, que o acompanha até hoje, professora Maria Rita Py Dutra, que também integra o NEABI atual, e a coordenadora da Diretoria de Articulação Interfederativa do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial - SENAPIR/MIR, a professora da UFSM, Leonice Mourad.

Durante o encontro foi relatada a história do núcleo, o processo de criação e a aliança com os movimentos negros da cidade, além de explanações de como os NEABIs são uma importante estratégia de ativismo negro e indígena. Ainda foi debatido sobre as dificuldades enfrentadas no processo de cotas na universidade e a difícil implementação da Lei 10639/03, que torna obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Apesar de criada há 20 anos, até hoje não foi implementada na sua totalidade.

Participante no evento, a integrante do governo federal, professora Leonice Mourad, levantou a discussão de quanto o Núcleo continua desconhecido dentro da universidade, apesar de todos os trabalhos desenvolvidos e todas as frentes de atuação. 

Frente antirracista
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UFSM é muito mais do que um simples núcleo de estudo, é uma organização que atua em diferentes frentes, no campo da pesquisa, do ensino, da extensão, com inúmeros projetos desenvolvidos com a população de Santa Maria e região, visando o combate ao racismo.

Para o atual coordenador do NEABI na UFSM, professor Anderson Machado, o Núcleo se tornou uma frente antirracista dentro da universidade, que é procurado para se manifestar em diversos casos, além de ser um grupo de debates e articulações que atua de forma decolonial, sendo um espaço de aquilombamento e aldeamento da universidade.

Ainda segundo ele, o núcleo é um espaço aberto para pessoas negras e aliadas que buscam discutir e trabalhar a pauta antirracista, que, além disso, buscam um lugar de estudo e articulação na universidade. “É também uma rede de apoio, o que tem se tornado algo de extrema importância para nós, enquanto coletivo”, ressalta o docente.  E complementa: “O NEABI, é um núcleo que pensa em coletivo e no coletivo, sempre objetivando o avanço pelo aquilombamento e aldeamento dos espaços que constrói”, disse o professor. 

Ney Day
Ney Day é um evento promovido anualmente pela Associação de Arte e Cultura Negra Aradudu de Santa Maria, alusivo à militância e a memória de Ney de D’Ogum, uma grande referência para a negritude da cidade.

Desde o ano de 2018, a UFSM escolhe um/a patrono/patronesse do Mês da Consciência Negra, sendo este/a uma pessoa que foi ou que é muito significativa para o movimento negro da cidade e, neste ano, o escolhido foi o Ney D’Ogum. “Ele atuou em diversas frentes e marcou as pessoas com a sua espontaneidade e alegria, apesar das dificuldades da luta, sempre teve um olhar positivo, buscando sempre o melhor para o coletivo e para a comunidade”, disse Anderson Machado.

O coordenador do núcleo destaca que “é um evento muito importante para nós do NEABI e para a comunidade negra, sem dúvidas, pois é um momento de homenagens e comemorações, a essa importante personalidade do movimento negro.” Esta homenagem vai acontecer no dia 29 de novembro, a partir das 19h30min, no Centro de Convenções da UFSM. O evento será aberto ao público e vai contar com uma série de homenagens a Ney D’Ogum, com apresentações artísticas, relatos de pessoas que conviveram com o homenageado, exibição de vídeos e a entrega da Placa em Homenagem e Memória de Ney D’Ogum. 

 

Fonte: Anderson Luiz Machado dos Santos e William da Silva (NEABI-UFSM)
Texto: Cadiani Lanes Garcez (estagiária de jornalismo)
Edição: Fritz R. Nunes (jornalista)

Imagens: UFSM
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM recebe inscrições para o FIEnEB 2024 até meados de setembro

SVG: calendario 05/09/2024
SVG: tag Sedufsm
Serão selecionados projetos que proponham articulação da universidade com a educação básica

GTSSA promove, em setembro, II Encontro sobre Assuntos de Aposentadoria e Saúde

SVG: calendario 04/09/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorrerá no próximo dia 17, com o tema “Ativos(as) de hoje, aposentados(as) de amanhã”

Portaria federal orienta diretrizes para estruturação de carreiras

SVG: calendario 29/08/2024
SVG: tag Sedufsm
Presidente da Sedufsm avalia que tomada de medidas precisa ser melhor dialogada com servidores/as

Veja todas as notícias