67º Conad inicia com um convite à mobilização pela valorização da educação SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 27/07/24 10h36m
SVG: views 220 Visualizações

Evento iniciou na manhã desta sexta, 26, em Belo Horizonte, com a presença de mais de 250 participantes

Alt da imagem
Integrantes da diretoria do ANDES-SN e representantes de diversos movimentos na mesa de abertura

Na manhã desta sexta, 26 de julho, iniciou o 67º Conselho do ANDES-SN (Conad), em Belo Horizonte (MG). O evento, que se estenderá até domingo, 28, e terá entre suas pautas, a atualização do plano de lutas do Sindicato Nacional para o segundo semestre de 2024, acontece na sede do Centro Federal de Educação tecnológica (Cefet Minas).

O evento foi aberto e, nas diversas manifestações de representantes de entidades do movimento sindical, social e estudantil, foi destacada a importância do somatório de forças para a mobilização em defesa de investimentos na educação, especialmente a federal, para que seja revertida a política do “pires na mão” dos últimos anos, como foi alegado por vários dos/as participantes.

Representantes de entidades como a Fasubra e o Sinasefe, ressaltaram a importância da greve em 2024, que garantiu avanços tanto no que se refere à recomposição salarial quanto à recomposição orçamentária, mesmo em condições consideradas não ideais. Na visão dessas entidades, reforçada pelo presidente do ANDES-SN, Gustavo Seferian, o movimento grevista pressionou o governo federal de forma legítima para que haja o reconhecimento, na prática, da importância das Instituições Federais de Ensino.

Até o final da manhã de sexta, 26, a organização do evento contabilizava mais de 250 participantes, entre observadores/as, delegados/as, convidados e diretores/as do ANDES-SN. A Sedufsm participa do encontro com três docentes escolhidos/as em assembleia: professor Ascísio Pereira (delegado) e presidente da seção sindical, a professora Maristela Souza (delegada suplente/observadora) e a professora Lúcia Royes Nunes (observadora).

Dentre as representações dos movimentos sociais na abertura do encontro, a presença de Maria Julia Gomes de Andrade (Maju), do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM). Afora os conhecidos desastres ambientais de Mariana e Brumadinho, Maju ressaltou que existem inúmeros outros casos em que a mineração afeta a população e o ambiente. Ela exemplificou o caso da Serra do Curral, um dos cartões postais de Belo Horizonte, em que parte significativa já teria sido esburacada pelo trabalho das empresas de mineração.

“Sou docente antirracista”

Durante a abertura do 67º Conad, foi trazido aos (às) demais participantes, detalhes sobre a campanha lançada na quinta, 25 de julho, pelo ANDES-SN, ao final da tarde, no Armazém do Campo, em Belo Horizonte, cidade que sedia o Conad. O Sindicato Nacional lançou a campanha intitulada “Sou docente antirracista”, que tem por objetivo conscientizar as comunidades das universidades públicas, institutos federais e cefets, sobre a necessidade da luta antirracista e do combate ao racismo nessas instituições.

A realização da campanha é uma deliberação do 42º Congresso do ANDES-SN, ocorrido no início de 2024, em Fortaleza (CE) e Sua elaboração foi coordenada pelos membros do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, Étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do ANDES-SN.

O lançamento da campanha também celebrou o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, ambos comemorados nesse dia 25 de julho.

Revista

Ainda durante o momento de abertura do Conad, ocorreu o lançamento da edição nº 74 da revista 'Universidade e Sociedade', que tem como tema de capa: "A urgência da luta antirracista nas Universidades, Institutos Federais e Cefets". O tema principal da publicação também foi relacionado à campanha "sou docente antirracista", promovida pelo Sindicato Nacional.

O 67º Conad tem como central "Fortalecer o ANDES-SN nas lutas por mais verbas para a educação, salários e em defesa da natureza". O encontro debate a conjuntura na tarde de sexta, que pertence ao tema I, e prossegue à noite com grupos de trabalhos mistos; no sábado (27), grupos manhã e tarde, plenária à noite; e, domingo (28), último dia do evento, plenárias ao longo do dia.

 

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

67º Conad encerrou com leitura da Carta de Belo Horizonte

SVG: calendario 30/07/2024
SVG: tag 67 CONAD
Presidente da Sedufsm avalia importância de temas discutidos no encontro

Encontro aprova criação de novo GT e sede do 68º Conad

SVG: calendario 29/07/2024
SVG: tag 67 CONAD
Participantes do evento ainda aprovaram resoluções que tratam de aposentados(as), questões de gênero e temas de Grupos de Trabalho

Docentes da UFSM mortos em assalto são homenageados no 67º Conad

SVG: calendario 28/07/2024
SVG: tag 67 CONAD
Delegações sindicais do RS apresentaram moção de pesar que foi aprovada por participantes do evento

Veja todas as notícias