35 anos da Sedufsm ocuparam espaço em sessão da Câmara de Vereadores
Publicada em
Atualizada em
09/08/24 16h57m
139 Visualizações
Expediente nobre do Legislativo rendeu homenagem ao aniversário da seção sindical
A Seção Sindical das e dos Docentes da UFSM (Sedufsm) foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Santa Maria na tarde de quinta, 8 de agosto. A homenagem ocorreu durante o Expediente Nobre e foi proposta pela vereadora Helen Cabral (PT) em referência aos 35 anos do sindicato, cuja data oficial é o dia 7 de novembro.
Durante a sessão, dezenas de docentes, integrantes da atual diretoria e de diretorias anteriores, membros do Conselho de Representantes, fundadores/as da Sedufsm, estudantes e dirigentes de sindicatos próximos, acompanharam a homenagem. Após o convite do presidente da Casa, vereador Manoel Badke (UB), o presidente da Sedufsm, professor Ascísio Pereira, integrou a mesa diretora junto com os demais parlamentares, enquanto a proponente da sessão, Helen Cabral, discursava na tribuna.
Em sua manifestação, que demorou aproximadamente 20 minutos, a parlamentar fez um resumo da história da Sedufsm, da consolidação da entidade dos anos 1990, com a aquisição da sede própria, passando pelos diversos enfrentamentos aos mais diferentes governos, sempre em defesa da educação e da categoria docente, ainda desenvolvendo projetos importantes como o Cultura na Sedufsm. (Leia a íntegra da manifestação da vereadora abaixo, em anexo)
Na sequência, o uso da tribuna do Legislativo foi feito pelo professor Ascísio Pereira, que fez questão de citar nominalmente diversos professores e professoras que estavam presentes à sessão plenária, que construíram o dia a dia da Sedufsm ao longo de 35 anos, e muitos(as) que ainda estão ajudando a construir, pois integram a atual diretoria e o Conselho de Representantes. Lembrou também que a instituição, hoje, não se resume a Santa Maria, mas abrange professores/as de outros três campi.
No discurso feito à plateia e a vereadores/as, Ascísio enfatizou um dos pontos da fala da vereadora proponente da homenagem para discorrer um pouco mais. Focou na questão da autonomia sindical, aspecto que sempre caracterizou a Sedufsm e as seções sindicais filiadas ao ANDES-SN. O sindicato é mantido exclusivamente pelas contribuições de filiados/as, o que lhe confere uma independência frente a quaisquer governos ou mesmo em relação a administrações de Reitorias.
Na avaliação de Ascísio Pereira, ocupar um espaço tão importante na Câmara de Vereadores, que é o “expediente nobre”, é um justo reconhecimento para um sindicato que tem um histórico de lutas fundamental em defesa dos direitos da classe trabalhadora em Santa Maria. Além disso, complementa ele, a Sedufsm também é referência quando se trata de defender a universidade pública e políticas públicas para a área de educação.
Programação ampla de aniversário
A sessão solene desta quinta-feira, 8, na Câmara de Vereadores, foi a marca inicial das celebrações dos 35 anos da Sedufsm. Até o mês de novembro, data do aniversário, diversas ações estão programadas em Santa Maria e nas demais cidades em que a UFSM possui campi. Todas essas atividades estão ligadas à campanha “Seja Sedufsm, transforme o mundo” a ser lançada brevemente e que contempla, também, o olhar docente para a seção sindical.
Para este segundo semestre, na medida em que se aproxima a data de aniversário, diversas outras ações estão previstas. É o caso da Feira do Livro de Santa Maria, que acontece de 23 de agosto a 7 de setembro, na praça Saldanha Marinho. Durante o evento, a Sedufsm estará patrocinando a exposição “Santa Maria de Todas as Graças”, que inclui cartuns, desenhos e fotografias comentadas e que foram criadas pelo artista e professor Máucio. O referido artista também foi o convidado para ilustrar o calendário 2025 e outras peças gráficas da Sedufsm.
Ainda dentro da agenda de comemoração de 35 anos haverá uma exposição fotográfica com imagens do professor aposentado da UFSM e fotógrafo, Dartanhan Baldez Figueiredo. Nos últimos anos, o docente tem acompanhado e dado um olhar próprio a ações da Sedufsm, mas também às de outros sindicatos e de movimentos sociais de Santa Maria.
Jantar docente e Paulo Freire
Este ano, o tradicional jantar do Dia de Professoras e Professores também integra as comemorações de aniversário. O evento está agendado para o dia 19 de outubro no Salão Floratta. As atrações são as bandas Trivela Som Clube e Rocksane. “A proposta é termos música para bailar e música para pular brasileira”, explica a diretora da Sedufsm, Neila Baldi, fazendo uma alusão à MPB.
Durante o jantar, os brindes que serão oferecidos foram pensados a partir de um novo viés. Neila Baldi explica que em função da catástrofe climática pela qual passou o Rio Grande do Sul, a Sedufsm se propôs a levar em conta a reflexão de Paulo Freire, segundo a qual: a “Educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. E que, portanto, é preciso transformar, pela educação e pelo movimento sindical, o mundo no qual vivemos. Sendo assim, os brindes do jantar serão sustentáveis, lembrando-nos da necessidade de revermos nosso consumo e nossas ações no mundo.
Atividades nos campi, homenagem e show
Entre o evento desta quinta (8) e o aniversário estão sendo programadas outras atrações artístico culturais que deverão circular pelos demais campi da UFSM.
Aqueles e aquelas que foram pioneiros/as na fundação da Seção Sindical das e dos Docentes da UFSM (Sedufsm) também terão, em um momento da programação, uma homenagem especial.
E, dentro dessas homenagens a fundadores/as, merece destaque o fato de que a sede da Sedufsm em Camobi, que está sendo estruturada para receber as e os docentes em breve, tem o nome do presidente da primeira gestão provisória: Clovis Renan Jaques Guterres.
No encerramento das comemorações, a diretoria da seção sindical está preparando uma edição do projeto Cultura na Sedufsm dentro da programação do ‘Viva o Campus’, no domingo (10 de novembro), com o show de um cantor gaúcho de renome nacional. “Trata-se de um cantor com letras e posicionamento político progressista e que, em uma de suas canções recentes nos diz ‘falsários e uma tropa de bufões botando tudo abaixo no caminho que passou e repare que nada restou’, destaca Neila Baldi, dizendo que se continuarmos com negacionistas climáticos, nada nos restará.
Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Luísa Monteiro-CMVSM (capa) e Italo de Paula
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
Documentos
- Íntegra da manifestação da vereadora Helen Cabral na homenagem de 35 anos à Sedufsm