Eleições para a diretoria do ANDES-SN terminam nesta sexta, 6
Publicada em
Atualizada em
05/11/20 18h48m
4173 Visualizações
Votação telepresencial ocorre entre 9h e 21h
As eleições que definirão a diretoria do ANDES-SN no biênio 2020-2022 são encerradas às 21h desta sexta-feira, 6 de novembro. Tendo iniciado às 9h da última terça, 3, o pleito ocorre de forma telepresencial e conta com duas chapas inscritas: Chapa 1 (Unidade para Lutar: em defesa da educação pública e das liberdades democráticas) e Chapa 2 (Renova ANDES).
A Sedufsm criou um espaço em sua página em que estão concentradas as notícias e documentos relacionados à eleição do ANDES-SN e da própria Sedufsm. Quem desejar conhecer um pouquinho mais sobre as chapas, pode ir lá.
Quem ainda não votou ainda pode fazê-lo. Antes de explicarmos o passo a passo da votação, lembramos que todo docente votante deverá ter o aplicativo Zoom instalado no dispositivo que usará para a votação (computador, celular ou tablet).
Como votar?
Podem votar nas eleições para a diretoria nacional todos os docentes que forem sindicalizados. A Sedufsm, ao todo, tem 1.076 docentes aptos a participarem do pleito. A Comissão Eleitoral Central (CEC), responsável por organizar o processo em nível nacional, solicitou a todas as seções sindicais os dados das fichas de filiações dos docentes. Com essas informações, foram criadas as mesas virtuais de identificação, que contarão com dois mesários – presidente e secretário – indicados pelas comissões eleitorais locais de cada seção sindical e mais dois fiscais, um de cada chapa.
Para votar, o docente deve acessar a página criada especificamente para a eleição do ANDES-SN. Ali encontrará um espaço para digitar o número de seu CPF, sendo, logo após, direcionado para a mesa virtual de identificação na qual está cadastrado. Neste momento, deverá ligar a câmera e o microfone de seu dispositivo (computador, celular ou tablet) e se apresentar com um documento de identificação com foto.
Após o presidente da mesa virtual confirmar os dados do docente votante, enviará, via email ou telefone (a depender a escolha do eleitor), o link para a sala de votação. O docente tem, então, 10 minutos para acessar este link e registrar seu voto em uma das duas chapas. Ao concluir o processo, receberá um comprovante de votação.
Os docentes que tiverem dificuldades e não conseguirem acessar o link de votação no intervalo de dez minutos poderão acessar novamente a mesa virtual e solicitar o envio de um novo link. Isso pode ocorrer no mesmo dia ou em outro dos dias de votação, desde que dentro do horário permitido. O CPF e o email ou celular dos aptos a votar só serão bloqueados no sistema quando o voto for computado.
Apuração
A apuração dos votos começará na sexta, 6, a partir das 22h. O resultado preliminar será divulgado assim que concluído o processo de apuração, que será feito pela presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC), um representante de cada chapa e uma representação da Assessoria Jurídica Nacional do ANDES-SN. – demais membros da CEC participação por videoconferência.
As chapas poderão apresentar recursos até 24 horas após a divulgação do resultado, a contar do momento em que for concluída a computação dos votos. A divulgação oficial dos resultados será feita no dia 10 de novembro. A chapa eleita será empossada em dezembro, durante o 10º Conad Extraordinário, que ainda será convocado.
Agora, o passo a passo esquematizado para não ter erro:
1º - baixar o aplicativo Zoom;
2º - acessar este link e digitar seu número de CPF no campo solicitado;
3º - ativar câmera e microfone de seu dispositivo (computador, celular ou tablet) e se apresentar frente à mesa virtual portando documento de identificação com foto;
4º - informar se prefere receber o link para a votação via email ou mensagem de texto no celulart;
5º - acessar, num intervalo de dez minutos, o link enviado e registrar seu voto em uma das duas chapas concorrentes;
6º - receber seu comprovante de votação. E pronto, processo encerrado.
Texto: Bruna Homrich, com informações do ANDES-SN
Imagens: ANDES-SN
Assessoria de Imprensa da Sedufsm