Encontro musical reúne Orquestra Sinfônica de Santa Maria e Daniel Morales SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 16/06/23 11h22m
SVG: views 423 Visualizações

Centro de Eventos da UFSM sedia concerto na próxima quinta, 22 de junho, às 20h

Alt da imagem
Professor Oscar Daniel Morales

A dica cultural desta sexta, 16 de junho, na verdade aponta para um evento imperdível que ocorrerá na próxima quinta-feira, 22. É o Concerto Musical “Orquestra Sinfônica de Santa Maria recebe Daniel Morales, pelas fronteiras da música latino-americana”, a partir das 20h, no Centro de Convenções da UFSM, em Camobi. O evento não terá cobrança de ingresso. Para acessá-lo, basta levar 1 quilo de alimento não-perecível. Durante o encontro musical será apresentado um pouco do que foi a construção da longa trajetória artística de Daniel Morales, docente da UFSM e também um militante por um mundo mais justo e igualitário.

"Depois de muitos anos de trabalho entre palcos e salas de aula, chegou o momento para que as composições construídas nessa caminhada possam ser interpretadas junto ao público. Primeiro foi a edição do CD do professor Daniel Morales: Entre Amigos. Construído, como o nome mesmo está dizendo, por muitas mãos, pensando sempre nos que estão vindo para continuar a caminhada, alunos, ex-alunos, poetas, colegas, irmãos da arte musical, esclarece o professor e pianista.

Agora, o momento será de apresentar algumas dessas composições junto com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Na quinta-feira, 22 de junho, às 20h no Centro de Eventos da UFSM, acontece o Concerto – “Orquestra Sinfônica de Santa Maria- OSSM- recebe Daniel Morales”.

O repertório é representativo de uma trajetória sempre ligada às expressões das fronteiras culturais. 

- Piazzolando – Tango – Milonga - Composição instrumental que já foi apresentada em concerto realizado em 14 de dezembro de 2021 junto com a OSSM, com arranjos do professor Sólon Mendes, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Dentre os convidados, professor Sandro Cartier e professor Gérson Werlang, ambos da UFSM; e Oficina de Música.

- Verdades e Mentiras – composição com letra de Jaime Brum Carlos e arranjos dos professores Sólon Mendes e Daniel Morales. Intérprete, Márcio Correa. Convidado: Danrlei Napar.

- Monteador – Aires de Baguala - Composição com letra e música em parceria com Luiz Carlos Borges – Intérprete: Márcio Correia. Vocais: Luiza Gomes, João Pedro Lima, Gabriel Pereira.  Arranjos do Prof. Sólon Mendes. Convidados: professor Sandro Cartier e Oficina de Música.

- Cosas de la Banda – Instrumental, com vários gêneros musicais sendo trabalhados nos solos dos naipes. Arranjos do professor Sólon Mendes. Convidados: professor Sandro Cartier e ‘Oficina de Música’.

- Don Cacho – Milonga com letra de Nenito Sarturi e Música de Daniel Morales, que será interpretada pelo seu compositor, Nenito Sarturi. Convidados: professor Sandro Cartier, Márcio Correia e Oficina de Música.

Oficina de Música

As e os integrantes são: Álvaro de Freitas, Saxofone; Danrlei Napar, Violão; Gabriel Pereira, no Acordeon; Igor Fuchs, no Contrabaixo; João Pedro Lima, no Vocal; João Vitor Cembranel, na Percussão; e Luiza Gomes Veloso, no Vocal. 

Todas as composições fazem parte do CD Entre Amigos, agora recriado junto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. No programa serão apresentados cantores selecionados no projeto ‘Venha a Cantar com a OSSM’ e um repertório especialmente escolhido pelo barítono, professor Roberto Oliveira."

Texto/edição: Fritz R. Nunes
Fotos: Dartanhan B. Figueiredo

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Veja todas as notícias