Docentes e estudantes se unem na Marcha Artística da arrecadação
Publicada em
Atualizada em
07/06/24 09h54m
612 Visualizações
Programação da Greve Solidária aconteceu na tarde desta quinta, 9, em Camobi
No Dia Nacional de Luta em Defesa da Universidade, Institutos e Cefets, o Comando Local de Greve (CLG) dos e das docentes da UFSM, com a participação de estudantes, realizou na tarde desta quinta, 9, a Marcha Artística de arrecadação. A atividade, cujo objetivo é arrecadar mantimentos para os/as atingidos/as pelas enchentes, ocorreu em algumas ruas do bairro de Camobi, entre o campus da UFSM e a Base Aérea.
Durante a visita, de porta em porta, muitos moradores e moradoras mostraram-se solidários/as, fazendo a doação de gêneros alimentícios, material de limpeza, cobertores e até colchões, que totalizaram três doados. Um grupo de estudantes do curso de música da UFSM, coordenados pelo professor Marcelo Birck, acompanhava a mobilização. Em cada residência onde um morador/a fazia uma doação, o grupo musical oferecia uma canção como forma de agradecimento.
Na avaliação da vice-presidenta da Sedufsm, Marcia Morschbacher, a atividade desta quinta-feira foi muito exitosa. “Foi possível contar com a solidariedade da comunidade para com as pessoas atingidas pelas enchentes. Cada um e cada uma que recebia o Comando de Greve e estudantes em frente às suas residências contribuiu de forma solidária com itens como alimentos, produtos de limpeza, cobertores e colchões”. Além disso, ressalta, é importante destacar a solidariedade dos estudantes da Música, que distribuíram arte de forma solidária na rua. “Pretendemos avaliar a atividade na reunião do Comando Local de Greve e planejar novas ações desse tipo”, finalizou Marcia.
Uma parte do material arrecadado na atividade desta quinta-feira foi levada até o prédio 74B (Centro de Ciências Sociais e Humanas/CCSH) onde estão centralizados alguns recolhimentos das doações e outra foi recolhida à sede da Sedufsm.
A categoria docente está em um movimento paredista desde o último dia 25 de abril e na terça-feira, 7 de maio, o CLG decidiu reverter suas ações em diversas atividades da Greve Solidária em função das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. Leia mais aqui sobre a organização de ações de solidariedade promovidas pelos(as) docentes em greve.
A Sedufsm também se transformou em local de arrecadação de donativos, podendo recebê-los das 8h às 12h e das 14h às 17h. O carro do sindicato também está disponível para a retirada de donativos. Para doações em dinheiro, por PIX, pode ser utilizada a seguinte chave: solidariedaders@sedufsm.org.br
Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm